Os insulares construíram o triunfo no segundo tempo, altura em que a equipa se aproveitou da passividade defensiva dos donos do terreno para construir a vantagem e controlar a ténue reacção do adversário.

O Varzim até entrou melhor no desafio, criando logo nos primeiros cinco minutos duas boas situações. Primeiro numa arrancada de Mendes e depois num cabeceamento de Bruno Moreira.

Mas, o Santa Clara não se intimidou com a entrada determinada dos donos do terreno e respondeu com um remate traiçoeiro de Nuno Santos, que obrigou o guardião varzinista a defesa apertada.

O equilíbrio desta fase inicial prolongou-se por todo primeiro tempo, com as duas equipas a mostrarem ambição e agilidade na construção ofensiva, mas a pecarem na finalização.

Os açorianos perceberam mais cedo essa carência, procurando outras soluções para chegar ao golo, destacando-se um remate soberbo de Oliveira, a 30 metros da baliza de Marafona, mas que o poste devolveu.

O segundo tempo revelou um Santa Clara mais perigoso, que usando da velocidade dos seus atacantes criou mais desequilíbrios na área de um Varzim que “adormeceu”, surgindo no reatamento muito intranquilo.

Disso foi prova o primeiro golo dos visitantes, aos 65 minutos, numa jogada em que a defensiva poveira ficou a ver Rincon ganhar uma série de duelos e ressaltos, rematando depois sem oposição para o primeiro.

O golo desequilibrou, ainda mais, a formação nortenha, que, oito minutos depois, voltou a dar demasiado espaço a Rincon, que na recarga a um primeiro remate, assinou o segundo, perante a passividade dos opositores.

Os poveiros ainda esboçaram uma reacção, e, aos 79 minutos, reduziram por intermédio de Gonçalo Abreu, num tento que não conseguiu galvanizar a equipa da casa, permitindo aos açorianos controlar, até ao final, a partida.

Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.

Varzim - Santa Clara, 1-2.

Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

0-1, Rincon, 65 minutos.

0-2, Rincon, 73.

1-2, Gonçalo Abreu, 79.

Equipas:

- Varzim: Marafona, Caetano, Pica, Neto, Tiago Lopes (Vítor Júnior, 65), Tito (Danilo, 65) André, Nelsinho (Paulo Henrique, 77), Mendes, Bruno Moreira e Gonçalo Abreu.

(Suplentes: Jefferson, Vítor Júnior, Augusto, Campinho, Ruben Saldanha, Danilo e Paulo Henrique).

- Santa Clara: Matt Jones, João Dias, Hernâni, Danilo Rocha, Stopira, Gabi, Oliveira, Fofana (Ruy Netto, 55), Nuno Santos, Rincon (Feliciano, 75) e Leandro Tatu (Neto, 90).

(Suplentes: Ney, Danilo Silva, Feliciano, Ruy Netto, Valter, Vítor Alves e Neto).

Árbitro: João Capela (Lisboa)

Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Oliveira (17), Tito (18), Caetano (45) e Stopira (69).

Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.