O Penafiel venceu hoje na receção ao Mafra por 2-1 e ascendeu ao quarto lugar da II Liga de futebol, num jogo intenso da quinta jornada em que a segunda parte dos locais acabou por fazer a diferença.

Se o empate ao intervalo, materializado com golos de Romeu Ribeiro, para o Penafiel, aos 26 minutos, e Nuno Rodrigues, para o Mafra, aos 44, era o resultado mais adequado, o segundo tempo foi mais desequilibrado, com os locais a justificarem o triunfo, obtido com um golo de Yuri Araújo, aos 54.

Antes, aos 49, Pires desperdiçou uma grande penalidade, permitindo a defesa de João Godinho, uma das figuras do encontro.

O primeiro lance de perigo resultou de uma ação individual, aos 15 minutos, com Yuri pela esquerda a cruzar para Pires falhar a emenda na pequena área do Mafra.

Sob a batuta de Zé Tiago, o Mafra conseguiu aos poucos libertar-se da pressão e ter mais bola, equilibrando o jogo, mas acabou penalizado com o golo de Romeu Ribeiro, em mais uma ação iniciada pela esquerda: o lateral Inácio cruzou largo, Ludovic recebeu e centrou para o remate do médio penafidelense.

O Mafra cresceu e foi à procura do empate, face a um Penafiel que recuou linhas e começou a permitir aproximações à sua baliza, como a que deu a igualdade, perto do intervalo, numa insistência de Medeiros e conclusão de Nuno Rodrigues.

O Penafiel entrou ainda mais determinado no segundo tempo, imprimindo um ritmo forte que apanhou de surpresa o Mafra, valendo a atenção de João Godinho, aos 47 minutos, num livre direto de Inácio, antes de deter o remate de Pires, da marca de grande penalidade, por mão de Rúben Freitas.

A equipa da casa não se deixou afetar e foi premiada aos 54 minutos, num lance em que Yuri Araújo aproveitou uma hesitação dos centrais e do guarda-redes do Mafra para marcar.

Gleison ainda ameaçou o terceiro do Penafiel, aos 74, mas o ‘inevitável’ Godinho defendeu o remate.

Até ao final, o Mafra, que mantém sete pontos e uma classificação tranquila, tentou tudo para chegar à igualdade, que podia ter acontecido várias de vezes, com destaque para o cabeceamento ao ‘ferro' de Areias, aos 90.

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel - Mafra, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Romeu Ribeiro, 26 minutos.

1-1, Rui Rodrigues, 44.

2-1, Yuri Araújo, 54.

Equipas:

- Penafiel: Léo, Pedro Lemos, Felipe Macedo, Vini, Inácio (Paulo Henrique, 75), Romeu Ribeiro, Rafa Sousa, Ludovic, Gleison, Yuri Araújo (Alfredo, 82) e Pires (Ronaldo Tavares, 61).

(Suplentes: Luís Ribeiro, João Paulo, Paulo Henrique, Leandro, Ruster, Alfredo e Ronaldo Tavares).

Treinador: Miguel Leal.

- Mafra: João Godinho, Rúben Freitas, Juary, Miguel Lourenço, Joel, Nuno Rodrigues (Ayongo, 59), Cuca, Rui Pereira (Rui Gomes, 69), Medeiros (Flávio Silva, 85), Zé Tiago e Areias.

(Suplentes: Chastre, Hugo Ventosa, Gui Ferreira, Júnior Franco, Flávio Silva, Rui Gomes e Ayongo).

Treinador: Vasco Seabra.

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Rodrigues (52), Romeu Ribeiro (85), Ronaldo Tavares (90+5) e Miguel Lourenço (90+5).

Assistência: 363 espetadores.