O Tondela, agressivo sobre a bola e eficaz no ataque, venceu hoje merecidamente no reduto do Desportivo das Aves, por 2-0, no jogo de abertura da 11.ª jornada da II Liga de futebol.

O segundo triunfo da formação viseense como visitante, depois da vitória em Freamunde (1-0 na segunda jornada), concretizou-se com um golo madrugador de Dyego Sousa, aos três minutos, e outro a abrir a segunda parte, aos 48, apontado por Luís Aurélio, que marcou pelo terceiro jogo consecutivo na prova.

O Aves acusou em demasia a ausência do médio Romeu, expulso no jogo da Taça de Portugal (vitória por 3-1, diante do Tirsense, após prolongamento), e apresentou-se lento em campo, com os elementos mais adiantados da equipa a mostrarem-se pouco ativos.

Esta atitude facilitou a estratégia do Tondela - muito pressionante logo à saída da área e a obrigar com isso o Aves a jogar direto -, que também foi feliz ao marcar cedo, por Dyego Sousa, aproveitando a passividade da defesa local para "fuzilar" Marafona, após passe de Márcio Sousa.

O avançado brasileiro podia ter aumentado a vantagem na primeira parte, mas Marafona, por duas vezes, aos sete e 45 minutos, negou-lhe o golo.

Pelo meio, aos 15 minutos, Vasco Matos acertou no ferro da baliza de Cláudio, do Tondela, numa jogada individual, o que se repetiria no último lance do encontro pelo suplente Rabiola, numa altura em que o Aves, com cinco jogadores de características ofensivas, já perdia por dois golos de diferença.

Luís Aurélio, aos 48 minutos, correspondeu da melhor forma a um centro de Backar da esquerda, rematando de primeira e sem deixar cair a bola para o fundo das redes do desamparado Marafona.

Com esta vitória, o Tondela passou a somar 18 pontos e ocupa o sétimo posto, dois lugares acima do Desportivo das Aves, que manteve 17.

Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves.
Desportivo das Aves - Tondela, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Dyego Sousa, 03 minutos.
0-2, Luís Aurélio, 48.

Equipas:
- Desportivo das Aves: Marafona, Leandro (Rabiola, 51), João Paulo, Élvis, Mamadu, Grosso (Djibril, 69), Tito, Renato Reis, Vasco Rocha, Vasco Matos e Dally (Valdinho, 76).
(Suplentes: Rui Faria, Lourenço, Binaia, Valdinho, Djibril, Adilson e Rabiola).
Treinador: José Vilaça.
- Tondela: Cláudio, Edson, Pica, Carlos André, Pedro Araújo, Ericson, Fábio Pacheco (Boubacar, 89), Luís Aurélio, Márcio Sousa, Backar (Tiago Barros, 74) e Dyego Sousa (Fonseca, 59).
(Suplentes: Bruno Sousa, Tiago Barros, Piojo, William, Boubacar, Fonseca e Benvindo).
Treinador: Vítor Paneira.

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Paulo (38), Ericson (41) e Backar (66).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.