O Vitória de Guimarães B recebeu e venceu hoje o Sporting de Braga B, por 3-1, e encerrou um ciclo de nove jogos sem triunfos na II Liga portuguesa de futebol, após o dérbi da 15.ª jornada.

Os vimaranenses impuseram-se no duelo minhoto das equipas B com golos de Dénis Duarte, aos seis minutos, de Pedro Raúl, aos 15, e de Haman, aos 79, antes de Ogana reduzir, aos 90+2, e voltaram a ‘saborear' uma vitória três meses depois da última, frente ao Real (4-3), à quarta jornada, em 03 de setembro.

O resultado permitiu à turma vitoriana, ‘lanterna-vermelha' do campeonato, com 11 pontos, ficar a seis da Oliveirense, primeira equipa acima da ‘linha de água', na 16.ª posição, como quebrou uma série de quatro jogos sem derrotas da turma ‘arsenalista', 14.ª, com 18.

Afundada na tabela após uma fase de oito derrotas e um empate, a equipa de Vítor Campelos contrariou a posse de bola inicial dos bracarenses com o golo inaugural do encontro, aos seis minutos, num pontapé livre de Dénis Duarte em zona frontal, que Tiago Sá foi incapaz de suster, após ter batido no relvado.

Com o tento, os anfitriões responderam ao jogo de ‘pé para pé', ganharam confiança na construção e marcaram de novo ao minuto 15, quando Pedro Raúl, desmarcado por Joseph, apareceu com espaço no interior da área e ergueu a bola com um remate cruzado e forte, que lhe valeu o primeiro golo pela equipa B vitoriana.

Depois do bracarense Simão ter levado perigo à baliza de Miguel Oliveira num disparo de longe, aos 18 minutos, os vitorianos apoderaram-se da partida e ainda ameaçaram o terceiro golo por Haashim Domingo, num livre, aos 30 minutos, e num remate ligeiramente ao lado, aos 33.

A equipa de João Aroso só voltou a ameaçar as redes vitorianas por Luther Singh, primeiro num remate que passou a centímetros do poste direito da baliza de Miguel Oliveira, aos 41, e, depois, já na etapa complementar, aos 50, num remate no corredor esquerdo, que ‘esbarrou' na trave.

O encontro, contudo, perdeu ritmo a partir daí, com a turma da casa a controlar as incidências, e, depois do recém-entrado André Ribeiro, ter ameaçado o golo bracarense, aos 76 minutos, outro recém-entrado, mas no lado vitoriano, Haman, selou o resultado com um cabeceamento de cima para baixo em resposta a livre de Haashim Domingo, da direita (79).

Depois de Luther Singh, no terceiro remate perigoso à baliza, ter acertado no poste, aos 87, o Sporting de Braga B ainda teve tempo para reduzir, quando Ogana se isolou e rematou fora do alcance de Miguel Oliveira (90+2).