A agência espanhola de notícias EFE promove este domingo um trabalho no campo desportivo no qual idealiza uma "seleção de futebol luxo" com a qual Cabo Verde poderia estar a ombrear ao mais alto nível com outras seleções do mundo futebolístico.

Embora reconheça que a seleção de Cabo Verde tem crescido a nível mundial, a EFE refere que o cenário "poderia ser bem mais satisfatório" caso a equipa conseguisse atrair muitos dos potenciais internacionais do arquipélago que "escaparam" para representar outros países.

Com efeito, os espanhóis trazem à ribalta alguns casos ilustrativos dessa realidade, como é o exemplo de Nani, jogador que teve uma brilhante prestação no futebol inglês, tendo sido cedido por empréstimo pelo Manchester United ao Sporting.

Nani, que é tido como um dos titulares indiscutíveis na seleção portuguesa, é de origem cabo-verdiana, sendo natural da Cidade da Praia.

Na equipa das quinas já passaram outros casos, como Silvestre Varela, Rolando ou Eliseu, todos eles com ligações a Cabo Verde. De resto, é recordado o episódio em que o central Rolando festejou a conquista da Liga Europa ao serviço do FC Porto com a bandeira de Cabo Verde.

Por outro lado, são destacadas três promessas do futebol luso que poderiam ter jogado para a seleção do arquipélago: Bebé, Rúben Vezo e Hernâni, este último considerado "uma das sensações" do campeonato luso, e que recusou a convocatória dos "Tubarões Azuis", nome carinhoso da seleção de Cabo Verde, para a qualificação do CAN.

Também os casos do sueco Henrik Larsson e do francês Patrick Vieira (todos de origem cabo-verdiana) são referidos.

Nessa "constelação de luxo" estaria também o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, também com as suas raízes no arquipélago: a avó paterna era cabo-verdiana.