O selecionador cabo-verdiano de futebol justifica a ausência da convocatória dos habituais titulares Nhuc, do Marítimo, e Babanco, do Estoril, com a não dispensa dos seus clubes para o amistoso com a seleção de Catalunha.

Lúcio Antunes disse que os dois jogadores, assim como Gégé, também do Marítimo, e Júlio do Dijon, da França, continuam a fazer parte da convocatória, mas que não foram dispensados dos seus clubes, já que têm compromissos com jogos da taça dos respectivos países.

Isto porque, especificou, não se tratando de um jogo com data FIFA, já que se trata de um amistoso que não é reconhecido pela instância máxima do futebol mundial, os clubes não são obrigados a dispensar os atletas, até porque, explicou, Cabo Verde quer continuar a manter excelentes relações com os clubes que detém o passe dos futebolistas.

Nhuc, também conhecido por Heldon, é de momento o terceiro melhor marcador da Liga Portuguesa com oito golos, suplantado apenas por Fredy Montero (Sporting), com 13 golos, e Jackson Martínez, do FC Porto, com 11 golos, enquanto Babanco continua a ser o futebolista com mais jogos pela selecção de Cabo Verde de futebol.

Quanto a inédita chamada de Mailon (Leixões, Portugal) e Duba  (Ull Kisa, Noruega) Lúcio assegura que os dois futebolistas vinham sendo seguidos há muito pela equipa técnica técnica da selecção e que chegou a vez de mostrarem os  seus serviços frente aos melhores do mundo.

Em relação a eliminação dos “play-off” africanos do Mundial’2014 decretada pela FIFA, Lúcio Antunes disse que só irá falar à imprensa após a sentença do Tribunal Arbitral do Desportos, TAS, em Lousane, na Suíça.

O jogo de carácter amistoso entre a selecção de Cataluna e Cabo Verde está marcado para as 19 horas locais, 17 horas de Cabo Verde, no Estádio Olímpico Lluís Companys de Barcelona, sendo que os 20 convocados farão um estágio de dois dias em Barcelona, com início no dia 28.

Já com contrato filmado com a equipa angolana do Progresso de Sambizanga para a próxima temporada, Lúcio Antunes admite que o jogo em Catalunha vai ser a sua despedida da seleção de Cabo Verde.