O treinador da seleção cabo-verdiana de futebol, o português Rui Águas, incluiu esta terça-feira oito jogadores que atuam em Portugal na lista dos 23 convocados para a Taça de África das Nações (CAN) de 2015, na Guiné Equatorial.

Rui Águas convocou os guarda-redes Ivan Cruz (Gil Vicente) e Kevin Sousa (Nacional), Kay (Belenenses), Gegé (Marítimo), Babanco e Kuka (Estoril-Praia), Sérgio Semedo (Olhanense) e Heldon (Sporting).

Nenhum dos 23 jogadores milita em equipas dos campeonatos regionais de Cabo Verde.

Do grupo de 30 pré-convocados divulgado na semana passada, foram excluídos o guarda-redes Thierry Graça (Benfica B), os defesas Pecks (Gil Vicente) e Jozimar Lima (Dordretch/Hol), os médios Sténio (Chermo More Varna/Bul) e Sita (Recreativo Libolo/Ang) e os avançados Zé Luís (Sporting de Braga) e Ricardo Gomes (Vitória de Guimarães), a grande surpresa na primeira convocatória.

Cabo Verde inicia o estágio no dia 3 de janeiro, em Portugal, onde terá dois jogos de preparação, com o Estoril-Praia e a Guiné Equatorial, país organizador da CAN2015, entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro.

No dia 10 de janeiro, os "Tubarões Azuis" medem forças no Senegal com o Congo, outra seleção que vai estar na próxima cimeira de seleções em África.

Os comandados do português Rui Águas integram o Grupo B, juntamente com Tunísia, República Democrática do Congo e Zâmbia.

Esta é a segunda participação do país lusófono numa CAN, depois da presença na edição anterior, em 2013, na África do Sul, onde foi eliminada nos quartos de final pelo Gana.

Lista dos 23 convocados:


Guarda-redes: Vozinha, (Progresso Sambizanga/Ang), Ivan Cruz (Gil Vicente/Por) e Kevin Sousa (Nacional/Por).

Defesas: Kay (Belenenses/Por), Carlitos (Limassol/Chp), Nivaldo Santos (FC Teplice/Che), Fernando Varela (Steaua de Bucareste/Rom), Stopira (Videoton/Hun), Jeffrey Fortes (Dordretch/Hol) e Gegé (Marítimo/Por).

Médios: Babanco (Estoril-Praia/Por), Sérgio Semedo (Olhanense/Por), Platini (CSKA Sofia/Bul), Nuno Rocha (Universidade Craiova/Rom), Tony Varela (Excelsior/Hol), Calú Lima (Progresso Sambizanga/Ang).

Avançados: Djaniny (Santos Laguna/Mex), Júlio Tavares (Dijon/Fra), Ryan Mendes (Lille/Fra), Heldon (Sporting/Por), Garry Rodrigues (Elche/Esp), Kuca (Estoril-Praia/Por), Odair Fortes (Reims/Fra).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.