A seleção cabo-verdiana de futebol terá uma nova equipa técnica definida em maio, para iniciar os trabalhos de preparação para a eliminatória do Campeonato Africano das Nações, CAN’2015, a ser disputado em Marrocos.
Em declarações hoje à Inforpress, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo avançou que está a trabalhar no sentido de encontrar uma equipa técnica para assumir os próximos compromissos da seleção de Cabo Verde.
Alerta que as eliminatórias para 2015 “serão muito exigentes, pois que Cabo Verde terá de competir seis jogos entre setembro a novembro próximo.
Entretanto, sublinhou que “não existe vazio na liderança técnica, já que neste momento a seleção conta com um selecionador interino, Felisberto Cardoso "Beto", mas admite que a direção está a preparar-se, para de entre potenciais candidatos que respondam as exigências da seleção cabo-verdiana, decidir com calma, tranquilidade e sobretudo, bem”.
Para Mário Semedo isso requererá meios financeiros consideráveis, com muitas deslocações dos jogadores, mas ciente das responsabilidades acrescidas para uma selecção que atingiu quartos-de-final na sua primeira participação numa CAN, em África do Sul 2014.
Cabo Verde, disse, entra nesta corrida para Marrocos 2015 com a ambição de atingir a fase final, o que requererá um esforço enorme, tanto financeiro, como de organização e de recursos humanos para que a FCF possa encarar a eliminatória de uma forma mais tranquila.
“Já estamos a trabalhar nisso e pensamos também que vamos ter apoio neste sentido”, indica Mário Semedo.
Os sorteios para os jogos qualificativos do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015 vão realizar-se a 27 de Abril próximo no Cairo, a capital egípcia, mas a selecção de Cabo Verde de futebol entra directamente na fase do Grupo, dada a sua posição entre os melhores do “ranking” africano.
Os jogos qualificativos serão disputados primeiro numa fase preliminar, antes da segunda etapa da fase de grupo no termo das quais sairão as equipas qualificadas.
A fase preliminar que deve abrir as eliminatórias para o CAN de 2015 será dividida em sete grupos de quatro equipas cada.
As duas equipas líderes de cada grupo vão qualificar-se directamente para o CAN previsto para de 17 de janeiro a 7 de fevereiro de 2015 em Marrocos.
De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Futebol, CAF, a equipa melhor classificada em terceiro lugar na fase de grupo, bem como a do país anfitrião, Marrocos, vão juntar-se às selecções qualificadas.