O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) vai decidir até ao final do mês o recurso interposto pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) contra o castigo imposto pela Comissão de Disciplina da FIFA.

Citado pela imprensa cabo-verdiana, Gerson Melo, diretor de comunicação da FCF, indicou que a audiência realizada a 14 de janeiro, em Genebra, na Suíça, decorreu "normalmente" e na presença de todas as partes - advogados de Cabo Verde, da FIFA e dos juízes do TAS.

Cabo Verde recorreu ao TAS após o castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da FIFA, que retirou três pontos aos “Tubarões Azuis” por utilização irregular de Fernando Varela, no último jogo  do Grupo B da fase de apuramento africana para o Mundial de futebol, que a seleção do arquipélago venceu por 3-0.

A FCF baseou o recurso nos regulamentos da FIFA, que indica que se um jogador for suspenso num jogo  que mais tarde é cancelado, a suspensão (a de Varela, num jogo contra a Guiné Equatorial) cessa os seus efeitos, podendo o futebolista participar nos demais jogos.

A FIFA deu a vitória à Tunísia por 3-0 e os "Tubarões Azuis" perderam a possibilidade de disputar o "play-off" de acesso ao Mundial2014, fase em que a Tunísia viria a ser eliminada pelos Camarões.

Segundo Gerson Melo, resta agora esperar pela decisão do TAS, que vai analisar os argumentos apresentados num processo que se arrasta desde setembro de 2013.

"A audiência de 14 deste mês correu normalmente. Ainda não há uma data certa para a leitura da sentença, mas tudo deverá acontecer até ao final deste mês. Assim que soubermos a decisão, informaremos todos os cabo-verdianos", garantiu.