A 21.ª edição da Algarve Cup de futebol feminino arranca hoje com Portugal a defrontar a Áustria, na estreia do selecionador Francisco Neto, e com o duelo Estados Unidos-Japão, uma reedição da final do último Campeonato do Mundo.

No Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal, a seleção lusa, que regista como melhor participação o sétimo lugar alcançado em 1996, 1998 e 1999, inicia o torneio algarvio perante uma equipa que já bateu no passado, embora bem esteja bem à frente de Portugal no “ranking” da FIFA (29.º lugar), num encontro que está agendado para as 15:30.

Aos 32 anos, Francisco Neto, antigo treinador de guarda-redes, vai estrear-se como líder máximo da seleção feminina, tendo rendido há uma semana António Violante, numa altura em que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assumiu o objetivo de querer ver a equipa melhorar expressivamente o 41.º lugar que ocupa atualmente no “ranking” FIFA.

Além da Áustria, Portugal irá também defrontar no Grupo C a Rússia, na sexta-feira, e a Coreia do Norte, no dia 10 de março.

No mesmo palco, no jogo de abertura da Algarve Cup, que se disputa às 12:45, os Estados Unidos, que venceram esta prova três vezes nos último quatro anos, defrontam o Japão, que em 2011 se sagrou campeão mundial com um triunfo sobre as norte-americanas no desempate por grandes penalidades.