A seleção nacional portuguesa de futebol feminino voltou a vencer a Irlanda do Norte, desta feita, por 1-2, as jogadoras lusas fizeram a quarta vitória em quatro jogos e garantiram, para já, a presença nos play-off. O primeiro lugar do grupo e, consequente subida ao principal escalão da Liga das Nações pode ser carimbada no próximo jogo.

Portugal entrou em jogo com ambições fortes para a partida frente à Irlanda do Norte, uma equipa frente à qual tinha goleado em Leiria há menos de uma semana, por 4-0. Em jogo da jornada 4 do Grupo 3 da Liga B de apuramento para o Euro 2025, as comandadas de Francisco Neto precisavam de vencer o encontro e até foram as primeiras a criar perigo na partida.

Mas, logo aos cinco minutos balde de água gelada para a formação lusa. Lauren Wade aproveitou o cruzamento tenso para ganhar as costas de Ana Borges e conseguir inaugurar o marcador da partida no Mourneview Park.

Uma recuperação de Kika Nazareth dá início à jogada que restabeleceu o empate na partida, aos 18 minutos do encontro. Do lado esquerdo, Lúcia Alves serve a avançada do Benfica que de cabeça finaliza uma bela jogada de entendimento da seleção das quinas, para o 1-1 em Lurgan.

Perto da meia hora do jogo, Andreia Norton ganha o duelo frente à jogadora da Irlanda do Norte e já com o ângulo apertado leva a melhor sobre Burns e faz o golo da reviravolta na partida.

As duas equipas recolheram aos balneários com a seleção das quinas à frente do marcador e a pressionar mais na partida, com a equipa da casa a ter perdido a sua imposição na partida desde que abriu o marcador no encontro, uma vez que, a partir daí as jogadoras portuguesas foram 'donas e senhoras' da primeira parte.

Na segunda-parte, a equipa da casa entrou mais pressionante e a tentar roubar a bola às navegadoras, de forma a tentar criar perigo à baliza de Inês Pereira. Contudo, Portugal continuou a tomar conta da iniciativa do encontro e segurou a vantagem importante na partida frente às irlandesas.

Num grupo que apura os três primeiros para os play-offs e coloca o vencedor na Liga A da Liga das Nações 2025/26, Portugal lidera com 12 pontos, assegurando assim já um lugar nos play-offs para o Europeu, enquanto a Bósnia-Herzegovina, que venceu hoje na receção a Malta por 2-1, é segunda, com seis, a Irlanda do Norte terceira, com quatro, e Malta ocupa o quarto lugar, com um ponto.