A seleção portuguesa feminina de futebol iniciou, na segunda-feira, a preparação para o jogo de estreia no Grupo 3 da Liga das Nações B, diante de Bósnia-Herzegovina, com 11 ausentes num treino de recuperação.

A Liga das Nações de 2024/25 passou a integrar a fase de apuramento para o Europeu de 2025, com Portugal a ter maior responsabilidade, pelo facto de ser a equipa mais cotada do agrupamento, da qual também fazem parte Malta e Irlanda do Norte.

No dia de arranque dos trabalhos na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador Francisco Neto orientou a sessão no relvado 3, no qual já esteve presente a avançada Beatriz Fonseca, do Sporting de Braga, chamada para render a indisponível Telma Encarnação, do Marítimo, que foi operada a uma apendicite.

De resto, as convocadas de Sporting e Benfica, que no domingo se defrontaram para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, não integraram o apronto e estão autorizadas a apresentarem-se até às 22:30, assim como Tatiana Pinto, do Brighton, de Inglaterra.

De grupo autorizado a chegar mais tarde fazem parte Carole Costa, Jéssica Silva, Kika Nazareth, Ana Seiça, Catarina Amado, Andreia Faria, Andreia Norton, Ana Borges, Joana Martins e Ana Capeta.

A equipa das ‘quinas’ volta a treinar na terça-feira, pelas 18:00, no relvado principal da Cidade do Futebol, um apronto que será antecedido de conferência de imprensa com uma jogadora a designar, a partir das 12:45.

Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina na sexta-feira, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no jogo de estreia no Grupo 3 da Liga das Nações B, com início às 20:45.

Quatro dias depois, em 09 de abril, desloca-se a Malta para disputar o encontro da segunda jornada.