Moçambique e Zimbabwe empataram a zero no jogo da segunda jornada da fase de acesso ao Campeonato do Mundo de Futebol a decorrer no Brasil, em 2014.

As duas seleções atrasaram-se na corrida pelo único lugar que garante a passagem para a fase seguinte, ocupando a terceira e quarta posições respetivamente, com um ponto, atrás do Egito e Guiné Conakri.

O filme do jogo

Moçambique entrou para o embate diante do Zimbabwe sem o seu capitão o guarda-redes Kampango que lesionou-se na véspera da partida e o público respondeu positivamente à chamada, apesar de não ter lotado o Estádio Nacional do Zimpeto.

Ambas equipas saíram derrotadas na jornada inaugural da fase de apuramento para o Mundial 2014, por isso entraram com todas cautelas com a primeira situação de perigo a acontecer aos 11 minutos, na sequência de um livre com a bola a ir para aos pés de Musoma Knwolodge que rematou à malha lateral.

Aos 42 minutos o Zimbabwe voltou a assustar, com Nyoni Vusumusi e Karuru Ovidu a combinarem bem e já na boca da baliza faltou determinação ao atacante forasteiro que permitiu o corte do lateral direito Zainadine Júnior.

Ao longo da primeira parte, a seleção moçambicana teve maior posse de bola, mas não conseguiu transformar esse facto em claras oportunidades que pudessem resultar em golo, daí o nulo que prevaleceu até ao apito final do árbitro Ali Kalyango.

2ª parte mais dinâmica

Referir que os Mambas foram ao intervalo com Mexer lesionado, após uma disputa de bola em que um dos adversários acabou metendo o dedo no olho do defesa moçambicano. O defesa central, não regressou para a segunda parte tendo sido substituído por Hélder Pelembe e Whiskiy recuou para o centro da defesa fazendo dupla com Chico.

Na etapa complementar, Moçambique tentou imprimir uma maior dinâmica à partida e como resultado disso chegava mais vezes à baliza de Tapua Kampine que mostrava-se seguro a defender a área zimbabweana, como aos 58 minutos quando demonstrou porquê é o confiado para defender aquela baliza.

Aos 69 minutos o Zimbabwe chegou a introduzir a bola no fundo das redes de Pinto, mas o atacante da equipa visitante estava em posição irregular, lance bem sancionado pela equipa chefiada por Ali Kalyango.

Aos 80 minutos, o Zimbabwe ganha um livre e na sequência da sua cobrança Muchapa Oscar tira um remate forte e rasteiro que acaba passando a escassos centímetros da baliza de Pinto.

A melhor oportunidade de Moçambique surgiu aos 85 minutos, com Dominguez a ganhar a bola e servir de imediato a Ruben que opta pelo passe para Hélder Pelembe que remata para defesa do guardião Tapua Kampine.

Ficha técnica

Moçambique: Pinto; Zainadine Jr., Chico, Mexer, Paíto, Whisky, Simão, Dominguez Pelembe, Miro, Telinho e Jerry Sitoe.

Suplentes: Bruno; João Mazive, Aguiar, Jumisse, Carlitos, Hélder Pelembe e Ruben.
Treinador: Gert Engels

Zimbabwe: Tapua Kampine; Nyandoro, Esrom, Negomasha Tinasha, Katsande Willard, Machapa Oscar, Karuru Ovidu, Nyoni Vusumusi, Musona Knwolodge e Chinyama Taksure.

Suplentes: Jani Moren, Chaka Arnold, Mandaza Terrance, Chiyengetere Rodwell, Mukamba Denver, Gutu Arlhford e Billiat Khama.

O árbitro principal foi Ali Kalyango e teve como auxiliares Hussein Bugembe e Kiribaki Yahaya Kitti. O quarto árbitro foi Denis Batte.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Muchapa Oscar (31 minutos), Dominiguez (39)