Resumo

Portugal goleou ontem as Ilhas Faroé por 5-1 em jogo referente ao Grupo B de qualificação para o Mundial2018, disputado no Estádio do Bessa, no Porto.  Goleada deu confiança para o próximo jogo, esse sim um grande desafio, diante da seleção húngara em Budapeste.

Bernardo Silva: "A partida no próximo domingo é fundamental"
Bernardo Silva: "A partida no próximo domingo é fundamental"
Ver artigo

Portugal continua  no segundo lugar do agrupamento com 18 pontos, menos três que a Suíça, que lidera, e mais oito que a Hungria, que é terceira. Tanto os suíços como os húngaros venceram os respectivos encontros desta tarde, contra a Andorra (3-0) e Letónia (3-1) respetivamente.

O Jogo

Tudo apontava para um jogo tranquilo quando logo aos três minutos o capitão Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador. Após um cruzamento da direita de Bernardo Silva para a zona do segundo poste, apareceu CR7 que, com um pontapé de moinho, abriu o marcador num grande golo.

Portugal continuava com muita posse de bola, a tentar ganhar velocidade e a ganhar espaços, enquanto as Ilhas Faroé defendiam como podia. Mesmo a perder a equipa visitante não desprendia da sua postura defensiva, percebendo-se que não se tratava de estratégia mas sim de sobrevivência.

Perto da meia hora de jogo, William colocou a bola em João Mário na área e este foi derrubado por Faero e o árbitro sérvio Srdjan Jovanovic apitou para grande penalidade. Cristiano Ronaldo converteu com sucesso, fazendo o seu 77.º golo pela seleção nacional.

Num lançamento lateral para o primeiro poste, onde houve um desvio para o coração da área, um defesa da Ilhas Faroé encheu o pé e surpreendeu Rui Patrício, que nada pôde fazer. A equipa orientada por Fernando Santos "adormeceu” e as Ilhas Faoré aproveitaram a benesse.

O segundo tempo serviu para levantar qualquer dúvidas sobre a superioridade portuguesa. Aos 58 minutos, após um cruzamento de Ronaldo, William Carvalho cabeceou para o terceiro de Portugal. Seis minutos depois, foi a vez de CR7 completar um hat-trick, num remate sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Nielsen.

Nélson Oliveira entrou aos 81 minutos, para o lugar de André Silva, e precisou apenas de três minutos para marcar. Cristiano Ronaldo foi à linha e cruzou atrasado, Feroe fez um corte deficiente e acabou por assistir Nélson Oliveira, que não perdoou.

Ronaldo chega aos 78 golos por Portugal e aos 14 na qualificação

Cristiano Ronaldo:  "Era um dos golos que me faltava na carreira"
Cristiano Ronaldo: "Era um dos golos que me faltava na carreira"
Ver artigo

Cristiano Ronaldo chegou aos 78 golos pela seleção portuguesa de futebol. O jogador do Real Madrid passou a ser o segundo europeu em termos de golos em seleções, ficando apenas atrás do húngaro Ferenc Puskas (84), sendo que também já deixou para trás o ‘rei’ Pelé, que marcou 77 pelo Brasil.

Com os três golos de hoje, Ronaldo passou a contar 14 na fase de qualificação, igualando o recorde europeu de Predrag Mijatovic, que vai, certamente, bater, já que ainda faltam três jornadas por disputar no Grupo B.

André Silva e Bruno Alves dispensados

Adrien Silva foi autorizado a ausentar-se da concentração da seleção portuguesa até sexta-feira. O médio do Sporting encontrava-se na concentração da seleção nacional, mas já estava fora das opções para o jogo devido a uma lesão. O mesmo destino teve Bruno Alves, que foi dispensado após o defesa-central se ter sentido indisposto.

Fernando Santos confirma dispensa de Adrien para resolver transferência
Fernando Santos confirma dispensa de Adrien para resolver transferência
Ver artigo

Na conferência de imprensa, Fernando Santos confessou que Adrien Silva se ausentou para tratar do seu futuro profissional.

André Gomes, João Mário e José Fonte distinguidos

Depois de o público português ter cantado a um só voz ‘A Portuguesa’, os jogadores André Gomes, João Mário e José Fonte receberam no relvado do Estádio do Bessa o troféu referente às 25 internacionalizações por Portugal.