Numa altura em que faltam disputar quatro jogos da fase de qualificação para o Mundial2018, Portugal mantém a segunda posição do Grupo B, com 15 pontos, menos três do que a Suíça. Apenas o primeiro lugar dá acesso direto à competição na Rússia, pelo que a equipa de Fernando Santos não poderá perder pontos até ao derradeiro encontro com a formação helvética, que está marcado para 10 de outubro.

A Hungria, por sua vez, é terceira classificada, com sete pontos, seguida pela seleção das Ilhas Faroé - adversário de Portugal esta quinta-feira - com cinco pontos. Andorra, com quatro pontos e Letónia, com três, completam as posições mais baixas da tabela.

Se Portugal e Suíça vencerem os respetivos jogos até à última jornada da fase de qualificação, no Estádio da Luz, os campeões europeus ainda podem sonhar com o Mundial, mas a verdade é que apenas a vitória interessa à equipa das quinas. Nesse caso, ambas os conjuntos passam a ter o mesmo número de pontos, sendo que o critério de desempate reside na diferença de golos.

De qualquer forma, a Seleção Nacional pode esta quinta-feira assegurar o segundo lugar do grupo e, praticamente, garantir a presença no play-off de apuramento para o Mundial. Terá, para isso, de vencer as Ilhas Faroé, no Bessa, e esperar que a Hungria não vença a Letónia.

Um empate em Budapeste entre magiares e letões deixa os campeões europeus com ‘pé e meio’ no grupo dos oito melhores segundos lugares, num total de nove grupos, e com uma segunda oportunidade para poder chegar à fase final do próximo Campeonato do Mundo.

Depois da jornada de quinta-feira, segue-se a viagem à capital húngara, no domingo, a Andorra (7 de outubro) e, finalmente, a receção à Suíça (10 de outubro). A Suíça, por sua vez, terá ainda de receber Andorra, visitar a congénere da Letónia e receber a Hungria.

No último confronto da fase de qualificação, em junho, Portugal conseguiu uma importante vitória frente à Letónia por 3-0. Cristiano Ronaldo marcou dois golos e fez uma assistência para o terceiro marcado por André Silva. No entanto, a vitória não viu a aproximação da equipa lusa ao topo da classificação, porque a Suíça também venceu por 2-0 as Ilhas Faroé.

Resultados:

6 de setembro 2016

Andorra-Letónia, 0-1

Ilhas Faroé-Hungria, 0-0

Suíça-Portugal, 2-0

7 outubro 2016

Hungria-Suíça, 2-3

Letónia-Ilhas Faroé, 0-2

Portugal-Andorra, 6-0

10 outubro 2016

Andorra-Suíça, 1-2

Ilhas Faroé-Portugal, 0-6

Letónia-Hungria, 0-2

13 novembro 2016

Hungria-Andorra, 4-0

Portugal-Letónia, 4-1

Suíça-Ilhas Faroé, 2-0

25 março 2017

Andorra-Ilhas Faroé, 0-0

Suíça-Letónia, 1-0

Portugal-Hungria, 3-0

9 junho 2017

Andorra-Hungria, 1-0

Ilhas Faroé-Suíça, 0-2

Letónia-Portugal, 0-3

O que ainda falta jogar:

31 agosto 2017

Hungria-Letónia

Portugal-Ilhas Faroé

Suíça-Andorra

3 setembro 2017

Ilhas Faroé-Andorra

Hungria-Portugal

Letónia-Suíça

7 outubro 2017

Ilhas Faroé-Letónia

Andorra-Portugal

Suíça-Hungria

10 outubro 2017

Hungria-Ilhas Faroé

Letónia-Andorra

Portugal-Suíça

Classificação:

Suíça, 18 pontos

Portugal, 15 pontos

Hungria, 7 pontos

Ilhas Faroé, 5 pontos

Andorra, 4 pontos

Letónia, 3 pontos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.