“A selecção está arredada há algum tempo dos grandes palcos, mas vamos fazer tudo para a repor no topo. Temos valor para isso e um grupo forte, que consegue jogar bem”, afirmou o avançado dos espanhóis do Recreativo de Huelva.

Depois de falhar o apuramento para o Europeu de 2009, Portugal apresenta-se com um novo treinador, Oceano Cruz, que Candeias considerou uma “boa solução”.

O jogador revelou que a selecção lituana ainda não foi estudada, mas deu grande importância ao encontro, já que uma vitória a abrir a fase de apuramento pode dar “mais confiança” para os desafios seguintes.

A Inglaterra (vice-campeã europeia de Sub-21) e a Grécia (cuja actual geração foi vice-campeã da Europa de sub-19) devem ser os principais adversários de Portugal, mas Candeias mostrou-se confiante e frisou que o grupo de trabalho “já se conhece há bastante tempo”.

O médio André Santos, da União de Leiria, também advertiu para a importância de “começar bem” a fase de apuramento para o Europeu de 2011 e reconheceu a “obrigação de ganhar” à Lituânia, um adversário “mais fácil” do que Inglaterra e Grécia.

Ao segundo dia de estágio, Oceano Cruz voltou a contar com apenas oito jogadores no treino matutino, incluindo Daniel Carriço, do Sporting, que efectuou gestão de esforço.

No treino da tarde, às 18:00, no Estádio da Bataria, em Leça de Palmeira, o técnico já poderá contar com os futebolistas que estiveram envolvidos segunda-feira em jogos da Liga portuguesa: João Aurélio (Nacional), Castro, Rabiola, Tengarrinha, Ukra e Ventura (Olhanense), Fábio Coentrão e Miguel Vítor (Benfica) e Ruben Lima (Vitória de Setúbal).

Na sessão, também estarão presentes Carlitos, do Paços de Ferreira, e Rui Pedro, do Gil Vicente, que foram convocados na noite de segunda-feira, depois da dispensa do sportinguista Pereirinha, por lesão.

A selecção portuguesa de sub-21 defronta a congénere lituana sexta-feira, a partir das 18:15, no Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, em encontro do Grupo 9 da fase de apuramento para o Europeu 2011.