A Candidatura Ibérica à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2018 está “moderadamente optimista”, garantiu hoje o director geral do projecto, Miguel Angel López, a três dias do anúncio da escolha do Comité Executivo da FIFA.

“Só estamos preocupados com a nossa candidatura. Estamos moderadamente optimistas. Podemos ganhar”, assegurou o responsável, que partiu hoje para Zurique, onde decorrerá o anúncio oficial.

Miguel Angel López considerou que a candidatura, que na semana passada recebeu o apoio da Confederação Sul-Americana, tem vantagens sobre as apresentadas por Bélgica e Holanda, Rússia e Inglaterra.

“Somos a única candidatura que oferece sete estádios de elite, com cinco cidades distintas para a inauguração, Barcelona, a final, Madrid, jogo do terceiro lugar e meias-finais, em Lisboa, Valência, Porto”, disse, lembrando que “haverá uma segunda inauguração do Mundial em Portugal”.

Lopéz, que lidera a candidatura desde Março, referiu que os estádios, o sistema de transportes, os alojamentos, e as medidas de segurança oferecidas por Portugal e Espanha são pontos bastante positivos e que agradaram à FIFA.

Os representantes da Candidatura Ibérica começaram hoje a chegar a Zurique, para preparar a sua última apresentação, agendada para as 09h00 de 2 de Dezembro. A comitiva ibérica, formada por 40 pessoas, deverá ficar praticamente completa na quarta-feira à tarde.

Os capitães das duas selecções, Cristiano Ronaldo e Iker Casillas, os seleccionadores Paulo Bento e Vicente del Bosque e os secretários de Estado do Desporto dos dois países, Laurentino Dias e Jaime Lissavetzky, são algumas das figuras que vão marcar presença em Zurique.

Na quinta-feira, deverão chegar à Suíça o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero.

Além de Portugal e Espanha, concorrem ao Mundial de 2018 a candidatura conjunta de Bélgica e Holanda, e ainda Inglaterra e Rússia.

À edição de 2022 apresentam-se Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Qatar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.