Cristiano Ronaldo passou este sábado a contar 26 golos em Europeus, 55 pela seleção portuguesa de futebol e 66 em 2014/15, ao conseguir o terceiro ‘hat-trick’ consecutivo, na Arménia (3-2), no apuramento para o Euro2016.
Depois de ter fechado a época no Real Madrid com três golos ao Espanyol e outros tantos ao Getafe, o ‘capitão’ luso repetiu a dose pela equipa das ‘quinas’, ao marcar aos 29, 55 e 58 minutos, o primeiro de grande penalidade.
No que respeita a jogos em europeus, contabilizado qualificação e fase final, Ronaldo solidificou a liderança no histórico, agora com 26 golos, já mais quatro do que o turco Hakan Sukur e o dinamarquês Jon Dahl Tomasson.
No que respeita apenas à fase prévia, o jogador luso saltou hoje para o segundo lugar, com mesmos 20 tentos de Sukur e apenas menos um do que o irlandês Robbie Keane.
Cristiano Ronaldo marcou ainda seis tentos em fases finais: dois em Portugal (2004), um na Áustria e Suíça (2008) e três na Polónia e Ucrânia (2012).
O ‘7’ luso apenas é batido pelo francês Michel Platini (nove) e o inglês Alan Shearer (sete), seguindo empatado com o compatriota Nuno Gomes, os holandeses Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy e o gaulês Thierry Henry.
No que respeita à seleção lusa, o madeirense, que hoje cumpriu o seu 120.º encontro (está a sete do líder Figo), solidificou a liderança dos marcadores: conta agora 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do ‘rei’ Eusébio.
Em relação à época 2014/15, Cristiano Ronaldo soma 66 tentos, em 60 encontros, sendo que passou a estar acima de um golo por jogo em 2015, com 32 golos em 31 jogos.
A temporada fecha para o jogador português na terça-feira, dia em que Portugal defronta a Itália, num encontro particular marcado para Genebra, na Suíça.
Comentários