O 900.º golo da carreira de Cristiano Ronaldo, assinado na noite de quinta-feira no Estádio da Luz, no triunfo de Portugal por 2-1 sobre a Croácia para a Liga das Nações, foi nada mais, nada menos que o seu golo número 131 com a camisola da principal seleção nacional.
Sáo 131 golos que fazem de Ronaldo, cada vez mais, o melhor marcador de sempre por seleções. Messi, o segundo da lista, leva apenas 109 golos pela Argentina e o terceiro, Ali Daei, com 108 golos pelo Irão, já pendurou as botas há muito.
Mas como foram marcados esses 131 golos de Ronaldo por Portugal? Qual a sua principal vítima? E quem foi o colega que mais golos lhe ofereceu?
Mais de 20 anos desde o primeiro golo
Foi a 12 de junho de 2004 que Cristiano Ronaldo marcou o seu primeiro golo pela Equipa das Quinas, no jogo de abertura do Euro 2004, na primeira de duas amargas derrotas ante a Grécia nessa prova.
Quer isto dizer que entre o primeiro golo de Ronaldo pela Seleção e agora o mais recente já passaram mais de 20 anos: mais precisamente 20 anos, 2 meses e 23 dias. Uma longevidade notável.
Marca mais na segunda parte...e ao cair do pano
O golo de Ronaldo contra a Croácia foi apontado no último quarto de hora da primeira parte, mas é nas segundas partes que Cristiano Ronaldo mais costuma marcar por Portugal. Ao todo, assinou 76 dos seus 131 golos nas segundas metades, contra 55 nas primeiras. Curiosamente, Ronaldo nunca marcou por Portugal em prolongamentos.
Não marca no prolongamento, mas marca à beira do fim: no total, marcou 36 golos pela Seleção nos quartos de hora finais das partidas pela Equipa das Quinas.
Como foram os golos
Foi de pé direito que Ronaldo mais marcou por Portugal. O tento ante a Croácia foi o 72.º assinado com o seu pé preferido. Mas está longe de ser a sua única arma: de cabeça apontou 28 (e o primeiro até foi assim) e de pé esquerdo já foram 31.
O golo contra a Croácia foi também o seu 100.º de bola corrida por Portugal. Dos outros 31, 20 foram de penálti e 11 de livre direto.
A principal vítima
Quinta-feira, na Luz, Ronaldo marcou apenas pela segunda vez contra a Croácia, que está longe de ser a maior vítima de CR7.
O Luxemburgo é o adversário favorito de Ronaldo nesta matéria: foram já 11 os golos de Ronaldo pela selecção portuguesa contra os lexemburgueses.
Seguem-se a Lituânia e a Suécia, contra quem Ronaldo marcou sete golos (sendo que diante dos lituanos necessitou de apenas três jogos para marcar esses sete golos. Ao todo, Ronaldo já marcou contra 47 países diferentes.
E quem lhe deu mais golos?
Foi de Deco a assistência para o primeiro golo de Cristiano Ronaldo por Portugal. Desde então, ao todo, já 36 jogadores serviram Ronaldo na Seleção, numa lista da qual constam nomes como Gonçalo Paciência, João Pereira ou até Hugo Viana.
Os principais municiadores, curiosamente, são dois jogadores que, tal como Cristiano Ronaldo, foram formados no Sporting: com oito assistências cada, João Moutinho e Ricardo Quaresma foram os colegas que mais golos ofereceram a Cristiano Ronaldo na Equipa das Quinas.
Dados: UEFA.com
Comentários