O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, revelou hoje a ambição de a seleção lusa iniciar o ano de 2013 com o «pé direito», antevendo o jogo particular de quarta-feira, em Guimarães, frente ao Equador.
«É importante começar o ano com o pé direito e este jogo com a formação sul-americana permitirá à equipa ter um jogo com elevado grau de dificuldade antes de um momento decisivo para os nossos objetivos», afirmou Fernando Gomes, em declarações à agência Lusa.
O líder federativo destacou o 10.º lugar da seleção do Equador no “ranking” da FIFA, para justificar a escolha do adversário da equipa das “quinas”, no primeiro encontro do decisivo ano de 2013, para o apuramento para o Mundial2014.
«Está a protagonizar uma excelente campanha no apuramento para o Mundial 2014, ocupando o segundo lugar atrás da Argentina. Em conjunto com a equipa técnica, considerámos que o Equador seria um opositor interessante para a preparação dos próximos jogos, fundamentais para a nossa campanha no apuramento para o Mundial do Brasil», frisou o dirigente.
Por isso, Fernando Gomes considerou «fulcral contar com o apoio de todos, a começar pelo público», na quarta-feira, ambicionando que o Estádio D. Afonso Henriques encha.
«Guimarães é uma cidade apaixonada pelo futebol e os vimaranenses por certo estarão ao nosso lado neste arranque do ano de 2013», sublinhou.
Fernando Gomes reconheceu que a opção pela cidade minhota resulta do «compromisso de levar a seleção AA a vários pontos do país”, premiando também o «grande dinamismo» de Guimarães, que tem recebido “eventos de enorme responsabilidade e envergadura, e que desde sempre mostrou enorme interesse e paixão pelo futebol e pela seleção nacional».
O presidente federativo enalteceu ainda a importância solidária do encontro, com a doação de «dois euros por bilhete à Missão Sorriso», a fim de apoiar «nos cuidados de saúde a crianças e idosos, através do apoio financeiro a organizações de solidariedade social, unidades pediátricas e agrupamentos de centros de saúde».
«No total, vamos doar cerca de 50.000 euros a este projeto e vamos continuar a apoiar e a participar em várias ações de solidariedade social. Este espírito está enraizado não só na estrutura da FPF mas também nos próprios jogadores e técnicos que têm participado e vão continuar a participar em várias campanhas. Este é, portanto, um jogo de cariz solidário que se junta a todos os outros objetivos importantíssimos, nomeadamente o desportivo», concluiu.
A seleção portuguesa de futebol, que não vence há três jogos consecutivos, recebe na quarta-feira o Equador, no primeiro jogo de 2013, um ano decisivo na caminhada para o Mundial2014.