O selecionador Fernando Santos revela na terça-feira os 23 jogadores que vão tentar conquistar com Portugal o Euro2016 de futebol, que vai decorrer em França, numa lista de convocados em que a maior interrogação surge no meio-campo.
O técnico português, que desvenda as suas escolhas às 20:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras, tem várias opções para o centro do terreno, a mais recente Renato Sanches, e algumas dúvidas também a nível físico, como Tiago e João Moutinho, que só regressaram aos treinos no início de maio, depois de longas paragens devido a lesão.
De resto, e tendo em conta as escolhas que Fernando Santos tomou na fase de qualificação, em que Portugal venceu o seu grupo, e nos jogos particulares, a nível de guarda-redes, defesas e avançados, as dúvidas são quase inexistentes.
Certas são as ausências de Danny e Fábio Coentrão, dois jogadores que certamente estariam nas opções de Fernando Santos se não tivessem sofrido lesões que impossibilitam a presença em França.
Em dúvida, está Bernardo Silva, que na última sexta-feira lesionou-se durante um treino do Mónaco e, devido a problema na coxa direita, poderá não estar em condições para representar Portugal.
Na baliza, Rui Patrício e Anthony Lopes têm lugar certo, enquanto Beto, pouco utilizado no Sevilha, e Eduardo, titular do Dínamo Zagreb, lutam pelo lugar de terceiro guarda-redes.
Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Pepe e José Fonte deverão ser os centrais de Portugal, numa defesa que deverá ter Cedric e Vieirinha no lado direito e Eliseu e Raphael Guerreiro na ala esquerda.
Tudo se complica quando se chega ao meio-campo, com uma dezena de candidatos para apenas seis, sete lugares no lote de convocados.
Além de Tiago e Moutinho, que em condições normais tinham lugar mais que garantido, William Carvalho, Danilo, João Mário, Adrien, André Gomes, André André, Miguel Veloso e agora Renato Sanches podem aparecer nas escolhas finais do selecionador.
O médio de 18 anos, que se estreou em março num particular com a Bulgária (derrota por 1-0), foi uma das figuras que mais se destacou no Benfica esta época e, na última semana, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um jogador português a atuar na I Liga, ao assinar com o Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros pela sua contratação.
Na frente, Rafa, Ricardo Quaresma, Nani e Bernardo Silva, caso recupere, deverão ser os extremos, na ajuda a Cristiano Ronaldo, enquanto Éder é o único candidato a ponta de lança.
Além da convocatória dos 23, é esperado que Fernando Santos divulgue uma lista de reservas, caso algum dos jogadores convocados sofra uma lesão antes da partida para França.
O estágio da seleção nacional arranca a 23 de maio, na Cidade do Futebol. Até à viagem para solo gaulês, que será a 09 de junho, Portugal realiza três particulares, com Noruega (29 de maio), Inglaterra (02 de junho) e Estónia (08 de junho).
Comentários