O selecionador nacional, Fernando Santos, comentou esta quinta-feira as escolhas que fez para os primeiros jogos de Portugal de 2018 e garantiu desde logo que, "há jogadores que tiveram na convocatória de novembro e que não estão nesta, mas que podem estar no Mundial 2018", e que a chamada do jovem Rúben Dias não significa uma renovação do sector defensivo onde há muitos jogadores com idades acima dos trinta anos.

"Ruben Dias está a jogar com regularidade e isso é importante. Mais importante do que jogar com regularidade, é importante eu conhecer o jogador, preciso de observá-lo. Quando é convocado tem de se adaptar às minhas ideias. Sem qualidade o jogador não é chamado", começou por dizer Fernando Santos sobre a estreia do jovem central do Benfica.

"Velhos são os trapos. Não tenho jogadores velhos. Eu tenho 63 anos e não me considero velho. O Ricardo Carvalho esteve no europeu com 37 anos e esteve em grande plano", atirou Fernando Santos quando questionado sobre uma eventual renovação no sector defensivo devido às idades dos atuais titulares.

"Vai ser mais difícil fazer o grupo para ir Mundial do que para o Europeu. A convocatória de março de 2016 era mais próxima da lista final para o Europeu do que esta. Podia ter aqui mais de 30 jogadores. Tenho mais dúvidas neste momento do que certezas. Certezas só uma, espero que o Ronaldo esteja em condições para jogar na Rússia", afirmou o selecionador nacional de Portugal.

Questionado sobre a presença de jogadores nesta convocatória com poucos minutos de jogo esta época, como Adrien Silva ou Raphael Guerreiro, Fernando Santos assumiu que necessita de analisar de perto a condição física de alguns dos eleitos.

"Quero ver o ritmo deles. Neste momento interessa-me ver como eles estão. Quando chegar à altura do Mundial, os jogadores com menos ritmo vão chegar ao mesmo nível do que os que já tem muito ritmo. A minha equipa técnica vai ajudar nisso e tentar equilibrar esse aspecto. Claro que gostava que todos tivessem 90 minutos", acrescentou Fernando Santos.

"Se tenho dúvidas em relação ao sector defensivo, e por isso chamei mais jogadores para a defesa? Sim, pode-se aferir isso, de alguma forma. Há vários jogadores, por exemplo, convocámos o Rúben Neves, perante um cenário que não temos Danilo, ou William, numa posição 6 mais clara, é um jogador com mais características para isso. Imaginem que só levo sete defesas para o Mundial, e que eu até gostaria de levar 8, claro que isso condiciona, há um conjunto de circunstâncias a analisar", afirmou Fernando Santos.

O duelo com o Egito está agendado para 23 de março, em Zurique, na Suíça, e o embate com a Holanda será a 26, em Genebra, igualmente em solo helvético.