A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou esta terça-feira a sua nova aplicação interativa relativa ao centenário do organismo que tutela o futebol luso. Este é o primeiro artigo português para todos os ecrãs numa parceria com a Samsung, conhecida marca tecnológica, dando seguimento a uma parceria que já se mantém desde 2003.

A aplicação estará disponível para smartv, iphone, tablet e samartwatch de forma gratuita e terá dez vídeos cada um deles com dez minutos, onde se destacam os momentos mais relevantes da seleção e dos clubes portugueses, cedidas pela RTP, outro dos parceiros da iniciativa. O produto em questão tem ainda um quis interativo sobre o tema.

Frederico Paiva, representante da Samsung Portugal, considerou a iniciativa como algo verdadeiramente “inovador” e afirmou que a “Samsung acaba de marcar um golo do meio-campo”.

“Estamos aqui hoje para assinalar cem anos de paixão pelo futebol em Portugal. Falamos de um desporto que, ao longo de um século, tem feito parte da vida dos portugueses. É também de inovação que falamos hoje e é por essa razão que faz sentido uma marca como a Samsung estar aqui hoje com uma iniciativa tão inovadora. São cem imagens, cem minutos e mais de cem perguntas que nos vão mostrar porque o futebol está tão enraizado nas nossas vidas”.

Já Luís Marinho, diretor estratégico da grelha de programação da RTP, definiu a situação como um “fascinante caminho da inovação” e considerou-se orgulhoso por ser um dos parceiros da iniciativa.

“A série poderá ser vista de uma forma tradicional nos canais da RTP, que apoiou a produção desta série fornecendo meios e imagens de arquivo que vão permitir ver, ou rever, as imagens mais marcantes do futebol nacional. É uma tarefa que nos orgulha tanto como se a produção fosse inteiramente da RTP nós sabemos. Nós sabemos estar onde e quando os nossos parceiros precisam de nós”, afirmou.

Fernando Gomes, presidente da FPF, assinalou a ligação da instituição às redes sociais e lembra que o produto permitirá às próximas gerações recordar o passado do futebol português.

"Para a FPF, que está a comemorar os seus cem anos e sendo esses cem anos claramente um período marcante como instituição que representa a sociedade portuguesa de uma forma evidente e intensa, não poderíamos deixar passar este momento sem perspetivar e preparar o futuro das próximas gerações. Que os cem anos seguintes sejam ainda mais memoráveis que os anteriores”.

A apresentação está inserida nas comemorações do centenário da FPF.