A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou esta manhã que vai apresentar em conferência de imprensa a realizar na Cidade do Futebol, a partir das 12h00, o novo Selecionador Nacional.

"Informamos que esta segunda-feira, dia 9 de janeiro, será apresentado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, o novo Selecionador Nacional em conferência de imprensa a realizar na Cidade do Futebol, pelas 12 horas. Os órgãos de comunicação social terão acesso às instalações da FPF a partir das 11h15", pode ler-se em comunicado.

A FPF não adiantou o nome do sucessor de Fernando Santos, mas tudo indica que será o espanhol Roberto Martínez, confirmando os relatos adiantados pela imprensa nos últimos dias.

Roberto Martínez deve aterrar esta segunda-feira em Lisboa para fechar acordo com a FPF
Roberto Martínez deve aterrar esta segunda-feira em Lisboa para fechar acordo com a FPF
Ver artigo

No domingo, a rádio espanhola Cadena Ser avançou que o ex-selecionador da Bélgica preparava-se para assinar até 2026, o que abrangeria os próximos Euro2024 e Mundial2026. Recorde-se que, no sábado, o portal The Athletic já havia garantido a existência de um acordo verbal entre o técnico espanhol de 49 anos e a FPF e que até ao final desta semana estaria assinado o contrato.

Roberto Martínez esteve aos comandos da seleção nacional da Bélgica entre 2016 e 2022, tendo abandonado o cargo após o mais recente Campeonato do Mundo do Qatar, onde os 'diabos vermelhos' não foram além da fase de grupos.

Antigo médio-defensivo, Martínez, teve uma carreira relativamente modesta como jogador, em Espanha e em Inglaterra. Foi aí que iniciou, depois, a carreira de treinador, ao leme de Swansea, Wigan, onde ganhou uma Taça de Inglaterra, e Everton. Seguiu-se depois, entã, a seleção belga, que guiou ao terceiro lugar no Mundial 2018.

A Seleção Nacional está sem selecionador desde 15 de dezembro, quando foi anunciado o acordo para a rescisão de contrato que ligava Fernando Santos à FPF.

Após a saída de Fernando Santos, os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol começaram o processo de seleção de um sucessor. Perante as dificuldades em garantir José Mourinho, a FPF voltou-se para outras alternativas, tendo surgido recentemente o nome de Roberto Martínez.