João Palhinha e Romário Baldé são duas das grandes ausências nos convocados de Portugal para o Mundial de Sub-20 que irá decorrer na Nova Zelândia. Na conferência de imprensa onde divulgou os 21 que vão defender as cores lusas, Hélio Sousa, selecionador de Portugal, explicou porque não chamou o sportinguista João Palhinha e o benfiquista Romário Baldé.
Rony Lopes (Lille) que já fazia parte dos sub-21, foi convocado, pelo que muito dificilmente será chamado para a seleção de sub-21 que vai ao Europeu da categoria na República Checa.
"Em determinados momentos, os jogadores que apresentam competência de forma regular têm oportunidade de competirem em seleções acima. Já aconteceu com o Rony Lopes assim como com o Rafa que já jogou nos sub-21. Neste momento o Rony Lopes é opção para os sub2-0, uma opção nossa. A seguir, o futuro o dirá se poderá integrar outros projetos [europeu de sub-21]", disse Hélio Sousa, justificando a chamada do médio que está emprestado elo Manchester City ao Lille.
Já quanto aos casos de João Palhinha do Sporting e Romário Baldé do Benfica, Hélio disse que ficaram de fora por opção técnica.
"O nosso processo é aberto. Iniciou-se com o primeiro torneio Lopes da Silva de sub-14, onde tivemos as primeiras referências de jogadores que podem ser úteis a seleção. Aí escolhemos, no mínimo, 44, quatro para cada posição. Em sub-15 inicia-se outro processo, onde se observa vários jogadores. A geração de elite de sub-17 colocou nove jogadores na equipa de sub-19 que esteve na final do Europeu na Hungria. Nesta lista estão cinco jogadores que não estiveram nessa seleção de sub-19. São opções técnicas, que pensamos que nos vão fazer mais fortes, que nos vão ajudar a apresentarmo-nos no máximo das nossas capacidades no primeiro jogo", atirou.
Portugal está inserido no Grupo C, juntamente com as seleções da Colômbia, Senegal e Qatar. O primeiro jogo será frente aos senegaleses. Passam para a fase seguinte os dois primeiros de cada grupo e ainda os quatro melhores terceiros colocados.
Convocados de Portugal
Guarda-redes: André Moreira (Moreirense), Guilherme Oliveira (Sporting) e Tiago Sá (SC Braga)
Defesas: Dinis Almeida (Reus(/ESP), Domingos Duarte (Sporting), João Nunes (Benfica), Mauro Riquicho (Sporting), Rafa (FC Porto), Rebocho (Benfica)
Médios: Estrela (Orlando City/EUA), Francisco Ramos (FC Porto), Janio Bikel (Heerenveen/HOL), Raphael Guzzo (Desp. Chaves), Rony Lopes (Lille/FRA), Tomás Podstawski (FC Porto).
Avançados: André Silva (FC Porto), Gélson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Benfica), Ivo Rodrigues (FC Porto), João Vigário (V. Setúbal), Nuno Santos (Benfica)
Comentários