O selecionador Fernando Santos anunciou esta sexta-feira os convocados de Portugal para o arranque da qualificação para o Euro2020 de futebol com nota de destaque para as estreias de João Félix, Diogo Jota e do avançado do SC Braga Dyego Sousa.

Outro destaque na lista divulgada pelo técnico da seleção nacional vai para o regresso de Cristiano Ronaldo às opções. Após falhar a fase de grupos da Liga das Nações, por opção de Fernando Santos e também do próprio avançado, o capitão da seleção regressou assim ao lote de escolhas do selecionador, para os jogos com Ucrânia e Sérvia, frente às quais Portugal inicia a defesa do título.

Ronaldo representou pela última vez a seleção no Mundial2018, que decorreu na Rússia, numa prova em que Portugal acabou eliminado nos oitavos de final, com uma derrota perante o Uruguai (2-1).

Em destaque no Benfica, com oito golos marcados desde o início de 2019, João Félix, de apenas 19 anos, surgiu pela primeira vez nas escolhas de Fernando Santos, que dirigiu pela última vez a formação das ‘quinas’ em novembro do ano passado, no empate com a Polónia (1-1), para a Liga das Nações.

Pela primeira vez nos convocados da seleção nacional estão também Diogo Jota e Dyego Souza. O avançado luso-brasileiro do SC Braga está em Portugal desde os 18 anos e foi convocado pela primeira vez à Seleção Nacional assim como o avançado luso do Wolverhampton que surge pela primeira vez entre o lote de escolhas de Fernando Santos.

Portugal começa a defender o título europeu conquistado em 2016, em França, frente à seleção da Ucrânia, em 22 de março, no Estádio da Luz, em Lisboa, recebendo três dias depois a Sérvia, no mesmo recinto, estando o início de ambos os jogos agendados para as 19:45.

A seleção nacional vai disputar o Grupo B de apuramento para o Campeonato Europeu de 2020, que inclui ainda a Lituânia e o Luxemburgo.

Pela primeira vez, a fase final da competição vai decorrer em 12 cidades de 12 países diferentes, com Londres a receber os jogos das meias-finais e da final.

Convocados:

Guarda-redes: Beto, José Sá e Rui Patrício

Defesas: João Cancelo, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui e Raphael Guerreiro

Médios: Danilo Pereira, Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho e Pizzi

Avançados: Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Rafa Silva, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Dyego Sousa e João Félix.