O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou hoje publicamente Cristiano Ronaldo por se ter tornado quarta-feira o melhor marcador da seleção nacional, ao apontar dois golos na vitória por 5-1 sobre os Camarões.

“Temos um registo de proximidade com Ronaldo e depois de ter atingido o patamar de melhor marcador da seleção não podíamos deixar de o felicitar e de enaltecer a excelente performance que tem tido”, disse Fernando Gomes, após uma reunião com representantes de outras federações europeias, em Cascais.

O presidente da FPF elogiou o desempenho de Ronaldo, que abriu e fechou a contagem no encontro particular com os Camarões, elevando para 49 o número de golos marcados ao serviço de Portugal, mais dois do que o já retirado Pauleta, com o qual repartia o comando dos “artilheiros” da seleção.

No jogo realizado no Estádio Municipal de Leiria, o “capitão” da equipa portuguesa igualou também Fernando Couto como segundo jogador mais internacional de sempre, com 110 jogos, apenas atrás de Luís Figo, que representou Portugal 127 vezes.

“Este jogo, com uma equipa do mesmo continente do Gana, que iremos defrontar no Brasil, creio que foi, independentemente do resultado, uma boa oportunidade de o selecionador fazer algumas experiências e analisar jogadores para aumentar a base de recrutamento”, observou Fernando Gomes.

O líder federativo falou após uma reunião com representantes de mais nove federações integrantes da UEFA, cujo objetivo foi reunir informação sobre o trabalho desenvolvido no apoio ao desenvolvimento do futebol em países não europeus.

“Serviu para partilhar informações e experiências. Portugal, pela sua relação com os países de língua oficial portuguesa, tem um grande capital de conhecimento, em especial nas áreas de formação de treinadores e de árbitros”, explicou Fernando Gomes.