O guarda-redes do Benfica já tinha estado perto de cumprir a primeira internacionalização a 10 de Junho, num particular na Estónia (0-0), mas, apesar de ter estado largos minutos a aquecer, acabou por não ser utilizado.

Nesse encontro de Tallin, Carlos Queiroz lançou mais três caras novas, o guarda-redes Beto, o defesa Zé Castro, único que não está em Vaduz, e Eliseu, que foi chamado para substituir Cristiano Ronaldo na convocatória para o Liechtenstein.

Com a estreia Moreira passaram a ser 12 os jogadores lançados em 12 jogos por Queiroz, que substituiu o brasileiro Luiz Felipe Scolari após o Euro2008 e está a promover uma renovação da selecção, que espera qualificar para o Mundial2010.

O técnico já referiu que quer dar "experiência e maturidade internacional" a mais futebolistas, para contar com mais opções além das "12 ou 13" habituais indiscutíveis.

No particular frente à África do Sul, os laterais direito Nelson (Bétis) e esquerdo Gonçalo Brandão (Siena) e o ponta-de-lança Edinho (AEK) foram titulares e actuaram os 90 minutos.

Com a Finlândia a 11 de Fevereiro, no Algarve, num jogo particular, Carlos Queiroz deu a titularidade ao guarda-redes Eduardo (Sporting de Braga) e ao defesa Rolando (FC Porto), num jogo em que o avançado Orlando Sá (Sporting de Braga) também teve a oportunidade de se estrear pela selecção AA.

Em Agosto, no primeiro encontro no regresso à selecção, o particular frente às Ilhas Faroé (5-0), Carlos Queiroz deu uma oportunidade a Danny, "esquecido" na Rússia, mas que tinha protagonizado uma das mais caras transferências do defeso, do Dínamo de Moscovo para o Zenit São Petersburgo.

Foi preciso esperar por outro particular, este de má memória, a goleada frente ao Brasil (6-2), para assistir a mais uma estreia, desta vez de César Peixoto (Sporting de Braga), que actuou apenas durante seis minutos.

Dos jogadores chamados por Carlos Queiroz, apenas o avançado Yannick Djaló (Sporting) acabou por não ser utilizado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.