O defesa central Nelson Monte, um dos convocados do selecionador de Sub-19, Hélio Sousa, para o Euro2014 de futebol, tem o sonho de chegar à final da prova, mas alerta para a necessidade de encarar a prova por etapas.

"[Sonho] Chegar à final do Europeu, mas sei que o nosso pensamento tem de ser por etapas e que nos esperam jogos complicados logo a abrir", disse Nelson Monte, para quem o grupo no qual Portugal está inserido, com Israel, Áustria e Hungria, “não é acessível”, mas está ao alcance da equipa lusa.

Natural das Caxinas, a poucos quilómetros a norte do Porto, em pleno coração de Vila do Conde, tal como outros nomes grandes do futebol português, como André, Paulinho Santos, Hélder Postiga e Fábio Coentrão, entre outros, Nelson Monte é muitas vezes questionado sobre a razão de ser de tantos jogadores de topo serem daí provenientes.

"Muita gente me pergunta como é que um lugar com cerca de nove mil habitantes gera tantos jogadores. Não sei responder", diz Nelson Monte, que espera “ter a sorte de outros futebolistas caxineiros que chegaram à seleção A”.

Aos seis anos jogava futsal e andava de bicicleta no ringue onde despontou Fábio Coentrão – de quem mais tarde apanharia boleia nos seus primeiros tempos na Luz –, e aos 12 despertou a atenção do Benfica num treino de captações, a ponto de ter ido viver para Lisboa.

Ao fim de cinco épocas com a camisola encarnada, regressou a casa e ao Rio Ave, depois do pedido que fez para o libertarem devido às saudades da mãe e da terra, de Vila do Conde e da Póvoa do Varzim, a “zona mais bonita do mundo”.

No entanto, até ser opção regular na formação do Rio Ave e na seleção sub-19, teve de “trabalhar intensamente” para se impor, acabando por o fazer no lado direito da defesa no seu clube e a central na seleção, onde se sente “muito bem”, até porque se define como central.

Confessa ter “uma grande amizade” com o irmão de Hélder Postiga, o internacional sub-18 José Postiga, a quem considera como "mano por afinidade”, sendo visita regular de casa deste.

Depois do Campeonato da Europa, Nelson Monte terá à sua espera um lugar no plantel principal do Rio Ave. É único sub-19 que alinhará na I Liga.

"O 'mister' [Pedro Martins] ligou-me antes do estágio dos Sub-19, para me dizer que contava comigo na equipa principal. Fiquei radiante de alegria. É um grande passo para mim", disse.

A seleção nacional de Sub-19 está a realizar um estágio antes da partida para a Hungria, realizando sessões de treino diárias no estádio do Jamor. A fase final do Euro Sub-19 disputa-se em Felcsút, perto de Budapeste, entre 19 e 31 de julho, e Portugal integra o grupo A, juntamente com Israel, a Áustria e a Hungria, seleção anfitriã.