Um golo de Nelson Oliveira permitiu hoje a Portugal derrotar os Camarões e ficar a uma igualdade de se qualificar para os oitavos de final do Mundial de sub-20 de futebol.

Aos 19 minutos, Nelson Oliveira aproveitou um erro de Mvom, que viria a ser expulso na segunda parte, para colocar em vantagem Portugal, que ficou com quatro pontos, mais dois que a Nova Zelândia e o Uruguai e três que os Camarões.

Em relação ao empate com o Uruguai, na primeira jornada, o treinador luso, Ilídio Vale, fez três alterações na equipa, com as entradas de Júlio Alves, Caetano e Alex para os lugares Sérgio Oliveira, castigado, Saná, lesionado, e Rafael Lopes.

Depois de um susto inicial, quando, logo aos dois minutos, Mbondi não chegou por pouco a um cruzamento de Mbongo, Portugal passou a dominar o encontro, embora com menos posse de bola.

Jogando mais na expetativa e sem um médio construtor de jogo, a “equipa das quinas” apostava em manter-se sólida na defesa e aproveitar o contra-ataque.

Por duas vezes, Nelson Oliveira esteve perto de marcar, mas, aos quatro minutos, atirou ligeiramente por cima, e, aos 14, obrigou o guarda-redes contrário a uma excelente defesa, tendo, pelo meio, aos seis, Nuno Reis cabeceado à barra.

O golo português nasceu de um erro clamoroso do central Mvom, que falhou um corte de cabeça, deixando isolado Nelson Oliveira, que fez um chapéu perfeito a Efala, quando estavam decorridos 19 minutos.

Até ao intervalo, Portugal dispôs de mais duas boas oportunidades, mas Nelson Oliveira e Pelé, este num contra-ataque de quatro para um, atiraram ao lado.

Na segunda parte, Portugal recuou muito no terreno, o que lhe causou alguns calafrios, como aos 66 minutos quando Mika evitou, com uma excelente defesa, o golo a Atouba.

Numa altura em que Portugal tinha dificuldades em manter a posse de bola e os seus avançados se mostravam excessivamente individualistas, aos 71 minutos Mvom decidiu dar mais uma “ajuda”, ao ser expulso por agressão a Caetano.