O drama de Carlos Martins foi conhecido após a qualificação de Portugal para o Euro2012: o filho de três anos, Gustavo, sofre de aplasia medular, uma doença rara e que só pode ser curada se for encontrado um dador de medula que seja compatível.
«Já fizemos o teste em Espanha, infelizmente ninguém da família é compatível. Quanto mais pessoas doarem, mais possibilidades têm o meu filho e outras pessoas de se salvar. Às vezes desleixamo-nos mas é uma tarefa tão simples e pode salvar vidas...», apelou o agora jogador do Benfica emprestado ao Granada.
No Facebook foi criado o grupo “Vamos ajudar o Gustavo”, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o caso e explica o que as pessoas podem fazer para ajudar esta e outras crianças.
João Paulo Almeida, médico do Benfica, explicou que a situação é «preocupante» e «bastante grave», uma vez que Gustavo precisa de um dador e com «urgência».
Quem se inscreve como dador de medula óssea tem apenas de tirar uma amostra de sangue para verificar a compatibilidade com os casos existentes. Se não for compatível, poderá ser chamado quando, no futuro, surgir um doente que necessite da sua medula óssea.
Comentários