Na conferência de imprensa em que foi apresentado como o seleccionador nacional, Paulo Bento foi igual a si próprio: directo e sem tabus.

O treinador falou sobre os casos de Varela e Carlos Martins, dois jogadores que não entraram nas suas contas na altura em que treinava o Sporting.

Relativamente a Varela, Paulo Bento explicou que nunca teve qualquer problema com o atleta e até lhe deixou elogios: “Não tive problema nenhum com Varela, apenas não entrava nas contas e naquilo que entendia para o Sporting. Neste caso, presto homenagem a um jogador, que não criou qualquer problema, que é um miúdo extraordinário, com uma educação extraordinária”.

Já no que diz respeito a Carlos Martins, o caso muda de figura: “A situação do Carlos Martins é muito clara, não se nega o que houve, está escrito, mas há um episódio que se passou com Scolari quando Carlos Martins era jogador do Sporting. Foi-me pedida uma opinião e disse a Scolari que o facto de ele não estar a passar por um bom momento no Sporting não significava que não pudesse ser convocado para a Selecção. Se tiver de por o Carlos Martins a jogar porei, os interesses do meu país estão muito acima dos meus”.

Quanto às recentes renúncias de jogadores à selecção nacional, o novo seleccionador considera ser difícil demover os antigos internacionais das suas posições já tornadas públicas: “Parece-me que quando se tem essa ideia e quando se expressa essa ideia, e tenho essa experiência após duas participações, uma no Euro-2000 e outra no Mundial-2002, que é extremamente complicado mudar o chip dessa situação. Parece-me que foram claros na forma como abordaram a situação, independentemente dos timings. Não me parece uma situação que possa valer a pena equacionar. Portugal tem muitos jogadores de qualidade e tenho a certeza que os que estão disponíveis vão levar-nos ao sucesso.”

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.