Faz hoje, dia 8 de outubro, precisamente três anos que Paulo Bento se estreou no banco como selecionador nacional. Uma estreia auspiciosa com uma vitória por 3-1 frente à Dinamarca, em jogo de qualificação para o Euro2012 e depois de uma fase de grande agitação sob a liderança de Carlos Queiroz.

Desde então, a equipa nacional não tem deslumbrado, mas Paulo Bento cumpriu o que lhe foi pedido pela FPF: apurou-se para o Euro2012, mesmo que via play-off, conseguiu chegar às meias-finais da prova, onde apenas caiu frente à Espanha, e agora está à beira de levar a equipa das quinas ao Mundial2014.

Neste momento, ficar de fora parece improvável para o conjunto português, mas a opção mais realista volta a ser o play-off: Portugal joga sexta-feira frente a Israel e de hoje a uma semana frente ao Luxemburgo e precisa apenas de um ponto para garantir o segundo lugar do grupo e consequente acesso ao play-off. No entanto, para conseguir um bilhete direto para o Brasil, a equipa portuguesa terá de vencer os dois encontros e esperar por um deslize da Rússia, que lidera o grupo.