Portugal assegurou esta segunda-feira a passagem à Ronda de Elite do Europeu de futebol de sub-17, ao bater Malta, por 2-1, em jogo disputado em Ta´Qali, Malta, na segunda jornada do grupo 9 da fase de qualificação.

O grupo em que Malta é anfitriã está já definido quanto às duas equipas que passam à Ronda de Elite, já que a Noruega bateu a Islândia, por 2-0, e também garantiu o apuramento.

Portugal, que no sábado bateu a Islândia por 4-2, e a Noruega somam seis pontos, enquanto as outras duas formações da “poule” ainda não pontuaram. Portugueses e noruegueses jogam na quinta-feira (12h30 hora de Lisboa), num encontro em que só estará em jogo o primeiro lugar do grupo.

No Estádio Centenário de Ta’Qali, Portugal adiantou-se no marcador aos 17 minutos, com um remate de Gonçalo Guedes que Philip Shranz não conseguiu defender, mas consentiu o empate aos 31, por Antoine Attard.

A dois minutos do final do primeiro tempo, Sérgio Ribeiro fez o resultado final. Portugal teve uma excelente ocasião para ampliar, na segunda parte, mas Rui Moreira desperdiçou uma grande penalidade, aos 54 minutos.

O domínio de Portugal foi evidente em todo o jogo - 30 remates, contra seis dos malteses -, mas o marcador ficou mesmo por um tangencial 2-1.