A seleção portuguesa de futebol de sub-20, vice-campeã do Mundo na Colômbia em 2011, vai conhecer hoje os adversários na primeira fase do Mundial da categoria, a disputar entre 21 de junho e 13 de julho na Turquia.

A equipa das “quinas”, comandada por Edgar Borges, qualificou-se graças ao terceiro lugar no grupo da primeira fase do Europeu de sub-19 de 2012, que consagrou a Espanha como vencedora.

A seleção espanhola é um dos adversários indesejados para o conjunto luso, que defende os títulos conquistados em 1989 e 1991 pela “geração de ouro”, numa competição que não conta com o detentor do título Brasil (campeão em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), o recordista de triunfos Argentina (1979, 1995, 1997, 2001, 2005 e 2007) ou do Gana (2009).

As ausências das potências sul-americanas, após o afastamento precoce no campeonato sul-americano de sub-20 disputado em janeiro, podem significar a evolução de outras seleções na região, casos de Colômbia, Paraguai, Chile e Uruguai.

A competição vai contar com sete seleções europeias, além das representantes ibéricas e da anfitriã, casos de Croácia, Inglaterra, França e Grécia, e ainda com Egito, Gana, Mali e Nigéria, que até 30 de março ainda vão disputar as meias-finais do Campeonato Africano de sub-20, na Argélia.

Mais “apetecíveis” para a primeira fase serão, certamente, os adversários asiáticos (Austrália, Coreia do Sul, Iraque e Uzbequistão), da América Central e do Norte (Estados Unidos, Cuba, El Salvador e México) e da Oceânia, cujo representante ficará definido no campeonato a disputar nas Ilhas Fiji, pela seleção anfitriã, e Nova Caledônia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Vanuatu, até sexta-feira.

Já com a anfitriã Turquia colocada no Grupo C, as outras restantes 23 equipas finalistas vão ser distribuídas por seis grupos, que vão disputar, nas cidades de Antália, Bursa, Gaziantep, Istambul, Kayseri, Rize e Trebizonda, o acesso aos oitavos de final, fase para a qual se qualificam os dois primeiros de cada “poule” e os quatro melhores terceiros classificados.

O sorteio vai decorrer no Grand Taralya Hotel, em Istambul, a partir das 18h15 locais (16h15 em Lisboa).

A campeã da Europa, Espanha, vai integrar o Grupo A, jogando sempre em Istambul, enquanto os outros cinco campeões continentais serão integrados no pote número 1.

As equipas asiáticas e africanas integram o segundo pote, as formações do continente americano o terceiro, enquanto os restantes representantes europeus vão estar no pote 4, sendo que a anfitriã Turquia já está no Grupo C, disputando dois encontros em Trabzon e um em Rize.