Portugal venceu, este domingo, a Noruega por 3-0, em jogo de preparação para o Euro2016, que se disputou no Estádio do Dragão. Quaresma (13'), Raphael Guerreiro (65') e Éder (70') fizeram os golos numa partida em que estiveram cerca de 34 mil espetadores nas bancadas para apoiar o primeiro teste, de três, rumo a França.

O onze inicial foi: Anthony Lopes, Cédric, José Fonte, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Moutinho, André Gomes, João Mário, Quaresma e Éder. No banco ficaram: Rui Patrício, Eduardo, Vieirinha, Danilo, Renato Sanches, Rafa Silva, Eliseu e Adrien Silva.

A seleção orientada por Fernando Santos entrou bem na partida, a movimentar-se muito bem no terreno e daí ter encontrado o caminho para o golo aos 13 minutos. Ou melhor, o único tento da primeira parte nasceu numa das investidas imprevisíveis de Ricardo Quaresma. O extremo do Besiktas apareceu pela esquerda, desferiu um remate em arco, teleguiado para a baliza de Rune Jarstein, inaugurando o marcador.

Perto da meia hora de jogo, José Fonte não conseguiu travar a ação ofensiva de Joshua King, um dos melhores da Noruega, que tirou o central luso da frente e atirou à baliza. Valeu a ação de Anthony Lopes, que evitou o golo dos noruegueses.

Com o passar dos minutos e até ao apito para o intervalo, a seleção foi perdendo fulgor.

O segundo tempo serviu para Fernando Santos rodar jogadores, tendo entrado em ação Adrien Silva, Danilo (que jogou a central), Rafa, Renato Sanches, Vieirinha e Eliseu.

Além das substituições, também houve golos. Aos 65 minutos, o lateral Raphael Guerreiro aumentou a vantagem lusa com um livre direto executado na perfeição, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes norueguês. Contudo, o lance que originou a falta foi mal assinalada, uma vez que o jogador da equipa adversária nem tocou em Adrien Silva à entrada da área.

Minutos depois, o ponta de lança Éder fez o 3-0 para a seleção portuguesa, após passe de João Mário. Este foi o segundo golo do avançado do Lille ao serviço da seleção, sendo que o primeiro remonta a junho de 2015, no Portugal - Itália (particular),

Nas bancadas, os cerca de 34 mil espectadores, entusiasmados com o resultado, iam fazendo a onda.

Com o apito final, consumou-se a vitória portuguesa no primeiro dos três jogos de Portugal a caminho do Euro2016. O próximo encontro é dia 02 de junho, frente à Inglaterra, em Wembley, terminando depois na Luz, contra a Estónia (dia 08).

Na fase final do Euro2016, que arranca a 10 de junho, Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.