A seleção portuguesa de futebol, sem Cristiano Ronaldo e com algumas caras novas, defronta este sábado a Rússia, em Krasnodar, num encontro particular que marca o arranque da preparação para a fase final do Euro2016.

Pela primeira vez em quase uma década, Portugal chega a novembro já com a qualificação garantida e sem a obrigação de ter que disputar um 'play-off', algo que Fernando Santos parece querer aproveitar para tirar algumas dúvidas e também para testar novas soluções que possam ser utilizadas daqui a pouco mais de seis meses, em França.

Além de Ronaldo, 'capitão' da formação das 'quinas', também Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho, Tiago, Ricardo Quaresma e Éder, presenças habituais nas escolhas do selecionador, vão falhar o jogo em Krasnodar. João Moutinho, outros dos 'intocáveis', até foi convocado, mas acabou dispensado devido a lesão.

Em destaque no Benfica e com apenas 18 anos, Gonçalo Guedes aparece pela primeira vez na seleção eprincipal e entrou na corrida por um lugar no ataque de Portugal no Euro2016, assim como Rúben Neves, mas no meio-campo, embora o jogador do FC Porto só tenha aparecido nas contas do selecionador após a lesão de Moutinho.

Luís Neto, Raphael Guerreiro, André André, João Mário, Lucas João, Nélson Oliveira e Ricardo Pereira também vão tentar convencer Fernando Santos.

A seleção portuguesa vai realizar o quarto jogo da sua história na Rússia, um país onde nunca venceu nem marcou qualquer golo, sendo que o máximo que conseguiu foi um 'nulo', em 2005, na corrida para o Mundial2006.

Ainda durante existência da União Soviética, Portugal sofreu uma pesada derrota por 5-0, em pleno apuramento para o Europeu de 1984, e, na luta por um lugar no Mundial2014, voltou a viver novo desaire, desta vez por 1-0, em 2012.

O Rússia-Portugal está agendado para as 17h00 locais (14h00 em Lisboa) e terá arbitragem do sérvio Milorad Mazic.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.