A seleção portuguesa de futebol joga segunda-feira uma ‘cartada’ que poderá ser decisiva no apuramento para o Euro2016, em França, já que em caso de vitória na Albânia fica muito perto de garantir o apuramento direto.

Atual líder do Grupo I de qualificação, com 12 pontos, mais dois do que a Dinamarca e Albânia, mas com mais um jogo do que os albaneses, a equipa portuguesa tem na deslocação a Elbasan uma boa hipótese de praticamente garantir o ‘passaporte’ para França, naquela que, ao concretizar-se, será a sétima fase final de um europeu para a equipa das ‘quinas’, sexta consecutiva.

Isto porque antes de defrontar Portugal, os albaneses, terceiros do grupo, com os mesmos 10 pontos de Dinamarca, segunda classificada, mas com menos uma partida, jogam a sétima jornada em Copenhaga, num jogo, à partida, complicado, que será determinante para ajudar a definir as primeiras posições do agrupamento.

Nesse mesmo dia, sexta-feira, Portugal defronta a França, no Estádio José Alvalade, num encontro particular que poderá ser um bom teste para Fernando Santos dissipar algumas dúvidas e experimentar um meio campo alternativo, confirmadas que estão as ausências dos ‘habituais’ Tiago e João Moutinho, para o jogo três dias depois na Albânia.

Após seis jornadas, praticamente com o apuramento garantido estão já Inglaterra, líder destacada do Grupo E, e a Áustria, dominadora no Grupo G.

Os ingleses, impulsionados pelos golos do avançado Danny Welbeck, seguem com 18 pontos, seis a mais do que a segunda classificada, a Suíça, e pode deixar a questão do apuramento definida, já que recebe os helvéticos na oitava jornada, depois de uma deslocação a São Marino.

Já a Áustria, que segue com mais quatro pontos do que Suécia, pode também confirmar a presença em França, já que se desloca a Estocolmo no oitava jornada, já depois de a Rússia receber os suecos na sétima.

No Grupo A, a favorita Holanda, atualmente na terceira posição, com 10 pontos, enfrenta uma dupla jornada decisiva, já que defronta a líder Islândia (15 pontos) e a segunda classificada República Checa (13), com a Turquia no quarto posto, apenas à distância de dois pontos.

Afastado das grandes competições desde 1958, o País de Gales, liderado por Gareth Bale, segue destacado na liderança do Grupo B, com 14 pontos, e em caso de vitórias sobre o Chipre e Israel, ficará a um pequeno passo de marcar presença no europeu de França.

A tranquilidade procura também a atual detentora do título Espanha, que tentará em dois jogos ‘assaltar’ a liderança do Grupo C. Atualmente na segunda posição, com 15 pontos, os espanhóis jogam frente à líder Eslováquia na sétima jornada, sendo que, na oitava, a Eslováquia tem um difícil teste frente à Ucrânia, enquanto ‘la roja’ se desloca à Macedónia.

Da dupla jornada europeia, destaque ainda para os jogos do Grupo D, que na sétima jornada opõem primeiro e segundo classificado, Polónia e campeã mundial Alemanha, respetivamente, e ainda para o jogo entre Gibraltar e a Republica da Irlanda, da oitava jornada, que se disputará no Estádio do Algarve.

A sétima e oitava jornada de qualificação para o Euro2016 em futebol jogam-se entre os dias 03 e 08 de setembro.