Numa partida dominada quase por completo que a selecção lusa, Portugal chegou ao triunfo com um “bis” de Carla Couto (12 e 58 minutos) e um golo de Edite Fernandes (19), que tornaram o tento apontado pela galesa Loren Dykes (41) insuficiente.

Com o triunfo, Portugal somou três pontos e divide a liderança do grupo C com a Roménia, que hoje também venceu o Chile, por 2-0, em Lagos, na outra partida da ronda inaugural do agrupamento.

A equipa portuguesa começou cedo a controlar o jogo e inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, por Carla Couto, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Cláudia Neto para, de cabeça e ao primeiro poste, bater a guarda-redes galesa Rhian Nokes.

Aos 19 minutos, Portugal dilatou a vantagem para 2-0 por Edite Fernandes, depois de Carla Couto ter recuperado a bola a meio campo e ter sobrado para a avançada lusa, que só teve de desviar da guardiã galesa para fazê-la chegar ao fundo das redes.

O jogo só tinha um sentido e, aos 34 minutos, Edite Fernandes voltou a estar perto do golo, mas o remate cruzado da jogadora lusa saiu ligeiramente ao lado.

O País de Gales, que só tinha rematado uma vez à baliza portuguesa em toda a primeira parte, num livre directo que saiu por cima aos 10 minutos, reduziu a diferença para 2-1 aos 41 minutos, quando Loren Dykes aproveitou uma desatenção da defesa para atirar fora do alcance da guarda-redes lusa Neide Simões.

Portugal chegou ao intervalo a vencer pela diferença mínima e o País de Gales entrou para o segundo tempo mais dominador e disposto a chegar ao empate, que esteve perto de acontecer aos 54 minutos, quando Jessica Fishlock rematou de fora da área ligeiramente ao lado.

Mas Portugal não se deixou intimidar quatro minutos depois aproveitou uma boa abertura de Dolores Silva para Carla Couto e fez o 2-0, com a avançada a receber a bola à entrada da área e a fazer um chapéu que não deu hipóteses à guarda-redes galesa e lhe permitiu bisar no encontro.

Dolores Silva (84) e Carla Couto (86) ainda ensaiaram o quarto golo português, mas o resultado manteve-se e a selecção feminina assegurou o triunfo por 3-1 na estreia na 18ª edição do Mundialito.