Portugal vai defrontar o Equador, segundo classificado da zona sul-americana de apuramento para o Mundial2014, a 06 de fevereiro de 2013, em solo luso, disse à agência Lusa fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
Num local ainda a designar, a formação das “quinas” vai estrear-se no novo ano frente à seleção que segue no 17.º lugar do “ranking” FIFA e está muito bem lançada para marcar presença num campeonato do Mundo pela terceira vez na sua história.
Sob o comando do colombiano Reinaldo Rueda, os equatorianos, que estiveram nos Mundiais de 2002 e 2006, seguem no segundo posto da zona sul-americana, com 17 pontos, em nove encontros, contra 20 da líder Argentina.
O Equador, que só perdeu dois jogos (1-2 no Paraguai e 0-4 na Argentina), segue com mais um ponto do que a Colômbia (menos um jogo) e já mais cinco face ao trio de quartos classificados, constituído por Venezuela, Uruguai e Chile.
Jose Antonio Valência, companheiro de equipa de Nani no Manchester United, é a principal figura dos equatorianos, que velem sobretudo pelo coletivo, mas contam com outras “estrelas”, como o ex-“leão” Felipe Caicedo (Lokomotiv de Moscovo) e Christian Benitez (América, do México).
O embate frente ao Equador será o único particular que Portugal cumprirá antes dos dois próximos encontros no Grupo F de apuramento para o Mundial de 2014, em Israel e no Azerbaijão, respetivamente a 22 e 26 de março de 2013.
No Grupo F, a formação comandada por Paulo Bento segue no terceiro lugar, com sete pontos, os mesmos de Israel, que está em segundo, e menos cinco em relação à líder Rússia, formação que Portugal recebe a 07 de junho.