A seleção nacional de Portugal venceu esta sexta-feira a Letónia por 3-0, em jogo a contar para a 6ª jornada do Grupo B da fase de apuramento para o Mundial'2018, e manteve a perseguição cerrada à Suíça, que também venceu as lhas Faroé nesta ronda de qualificação. Cristiano Ronaldo esteve em destaque e isolou-se no terceiro lugar dos melhores marcadores de seleções europeias com um total de 72 golos.

Na deslocação a Riga, Fernando Santos apresentou algumas alterações no onze inicial de Portugal, a começar desde logo por uma mudança forçada no eixo da defesa com a lesão de Pepe. O técnico português apostou na entrada de Bruno Alves para fazer dupla com José Fonte com Cédric Soares e Raphael Guerreiro nas laterais. O meio-campo não apresentou surpresas com William Carvalho, João Moutinho e André Gomes com o médio do Sporting a ocupar uma zona mais recuada no terreno.

Já no ataque, Fernando Santos apresentou a sua principal surpresa com a inclusão de Gelson Martins a fazer companhia a Ronaldo e André Silva. O extremo leonino estreou-se como titular em jogos da Seleção A e relegou Nani para o banco de suplentes.

Numa primeira parte de pouco futebol coube à seleção de Portugal os principais lances de perigo, todos protagonizados por Cristiano Ronaldo. O internacional português do Real Madrid ensaiou o primeiro lance de perigo aos 23 minutos, mas o seu remate foi parado pelo guarda-redes Vanins.

A Letónia apresentou-se sem complexos perante o campeão da Europa e criou muitas dificuldades na zona de construção do ataque português.

Apesar dos poucos lances de futebol, Portugal conseguiu chegar ao golo antes do intervalo aos 41 minutos por intermédio do inevitável Cristiano Ronaldo.

André Gomes serviu José Fonte ao segundo poste, com o defesa central do West Ham a fazer um grande cabeceamento, mas ao poste. No entanto, a bola ficou à mercê do capitão Ronaldo que só precisou de encostar a bola de cabeça para o fundo das redes. Com o 1-0, o capitão de Portugal chegou ao 10º golo na fase de apuramento e passou a ter 72 com camisola das 'quinas', deixando assim para trás Miroslav Klose, que fez 71, entre 2001 e 2014, ao serviço da Alemanha.

No segundo tempo, Portugal entrou mais confiante com a vantagem no marcador, mas coube à Letónia o primeiro sinal de perigo na etapa complementar quando aos 53 minutos Rui Patrício é obrigado a fazer uma defesa de elevada dificuldade a remate de Laizans. O guarda-redes leonino estava atento ao remate de longe e conseguiu desviar o esférico por cima da trave.

Ao sinal de perigo da Letónia, Portuga reagiu, e novamente por intermédio de Cristiano Ronaldo, que faz o 2-0 aos 63 minutos depois de uma boa jogada de Quaresma, que coloca a bola na cabeça do capitão de Portugal após um cruzamento feliz no lado esquerdo.

Com o resultado em 2-0, Portugal assumiu definitivamente o controlo do jogo e foi com relativa facilidade que chegou ao 3-0 por intermédio de André Silva aos 67 minutos após combinação entre William e Ronaldo. O avançado do FC Porto surgiu em boa posição e após assistência de Cristiano Ronaldo só precisou de rematar para o fundo da baliza.

Até ao final do jogo, Portugal poderia ter ampliado o marcador, mas acabou por sair de Riga com (apenas) três golos, e três pontos.

Após seis jornadas, a formação das ‘quinas’, que somou o quinto triunfo consecutivo, manteve-se no segundo posto do Grupo B, com 15 pontos, a três da líder 100 por cento vitoriosa Suíça, que ganhou nas Ilhas Faroé por 2-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.