O preparador físico da selecção portuguesa de sub-20, Joaquim Milheiro, garantiu hoje que os futebolistas têm mostrado «uma grande disponibilidade» na preparação para o Mundial da Colômbia, que está a ser feita de «forma sustentada».

«Estes jogadores querem valorizar-se, crescer do ponto de vista individual e colectivo. Há uma grande disponibilidade para trabalhar e se envolverem com grande intensidade e entrega nos diferentes contextos de exercitação», afirmou, citado pelo sítio da Federação Portuguesa de Futebol.

Em conferência de imprensa, Milheiro garantiu que a «fadiga emocional que possa existir não vai aparecer», porque a equipa «tem uma força mental» capaz de ultrapassar os problemas.

«A equipa tem progredido de uma forma sustentada. Os jogadores têm procurado evoluir através de uma grande concentração e uma boa intensidade colocada nos exercícios. Há uma evolução progressiva na dimensão física, de acordo com aquela que é a nossa organização de jogo», referiu.

Na quarta-feira, Portugal defronta a Nigéria, no Estádio Nacional, equipa que voltará a encontrar no Torneio do Panamá, juntamente com a equipa da casa e o México, numa prova particular que será importante na preparação lusa para o Mundial da Colômbia.

«No Torneio do Panamá vamos ter um excelente momento para resolvermos as questões de adaptação à humidade, à temperatura e para resolver a questão do ‘jet-lag’», referiu Milheiro, que revelou que já foram utilizadas as Salas de Altitude Artificial do Centro de Alto Rendimento do Jamor.

Além destas questões, Joaquim Milheiro acrescentou que o espaçamento entre os jogos no Panamá será idêntico ao do Mundial, o que também permitirá uma adaptação da equipa lusa.

De acordo com Joaquim Milheiro, tem havido «uma permanente articulação entre a dimensão táctica, física, técnica e psicológica» e que «houve a preocupação da equipa técnica em preparar uma planificação específica» para as férias dos jogadores.

«Não começámos de um patamar inicial – partimos de um patamar razoável que permitiu conseguir uma outra intensidade ao nível do treino», adiantou.

No treino de hoje o treinador Ilídio Vale apenas contou com 19 jogadores, uma vez que Sérginho efectuou treino condicionado e Aníbal Capela foi dispensado devido a uma lesão no joelho.

Os jogadores lusos foram dispensados depois do almoço, voltando a concentrar-se na segunda-feira, até às 15h00.