O treinador da seleção feminina de sub-19, José Paisana, disse que a qualificação hoje alcançada para a fase final do Europeu é o «momento mais alto» do futebol feminino português.

«É um momento de muita alegria, é o momento mais alto do futebol feminino português», disse à agência Lusa o técnico José Paisana

Segundo o técnico nacional as jogadoras «deram o máximo» para vencerem a Bélgica (2-1), classificando de «histórica» a qualificação para a fase final a disputar na Turquia, de 2 a 14 de julho.

Admitiu que as suas jogadoras entraram em campo com alguma ansiedade, mas, no primeiro remate à baliza, aos 21 minutos, «fizeram golo» e «soltaram-se um bocadinho».

Em vantagem, os setores da equipa nacional «desuniram-se um bocadinho» e, a jogar a favor do vento, a Bélgica conseguiu o empate.

«No intervalo retificámos algumas coisas, apelámos aquilo que sempre quiseram, que foi estar no Europeu. E a equipa foi determinada, foi forte, quis e conseguiu», disse José Paisana.

Já Mónica Mendes considerou «inesquecível e inexplicável» o golo da vitória que marcou frente à Bélgica, já na fase final da partida, aos 90 minutos.

«Não consigo explicar o que senti naquele momento, só me apeteceu desatar a chorar e gritar, é muita emoção», frisou.

Disse que o grupo de trabalho e o futebol feminino em Portugal «merecem o apuramento, por tudo o que está a ser desenvolvido» a nível da federação e clubes «para podermos vingar lá fora».

Declarou que a equipa está em «euforia total» com a vitória «histórica» de hoje e a garantia da qualificação para a Europeu da Turquia.

«É a primeira vez que conseguimos fazer história, é gratificante. Na Turquia vamos simplesmente dar o nosso melhor, fazer o nosso futebol sem pressões nenhumas», afirmou.