Ricardo Quaresma fez esta quinta-feira, no Estádio da Luz, a antevisão do encontro entre Portugal e Sérvia, marcado para domingo. O jogador do FC Porto reiterou o desejo de ser titular na equipa das Quinas, mas garantiu que respeita as opções de todos os selecionadores com quem trabalhou, sem exceção.

"Nunca escondi a vontade de ser sempre titular, de jogar sempre, mas são opções dos treinadores e eu aproveito todas as oportunidades que me dão. Qualquer jogador tem a ambição de jogar sempre, mas eu respeito as opções", garantiu o extremo.

Questionado sobre as opções do ex-selecionador Paulo Bento, Quaresma jogou "à defesa": "Como já falámos, cada treinador tem as suas opções. Se aceito ou não, isso é comigo, mas respeito toda a gente. Não tenho de estar a chorar por não ter tido mais oportunidades na seleção. Não tenho de falar no passado, tenho de olhar para o presente. Sinto-me muito bem e com capacidades para ajudar a seleção".

Quaresma destacou o ambiente "fantástico" na equipa comandada por Fernando Santos, que considera um treinador "experiente". Não tenho de comparar ninguém com ninguém, [mas] a verdade é que Fernando Santos é experiente, está habituado a lidar com grandes jogadores, e tem dado uma motivação extra a esta seleção. Espero que continue aqui muitos anos", disse o internacional português.

"O ambiente é fantástico, há jogadores experientes, jogadores jovens...toda a gente se dá bem e toda a gente se respeita. É isso que faz uma grande equipa", referiu também.

No plano pessoal, Quaresma garantiu que se sente mais "jogador de equipa" do que antes. "Tenho evoluído muito, já não sou o jogador que era há uns anos atrás. Agora sou mais um jogador de equipa. Isso é normal, vamos aprendendo com o tempo. Estou feliz com isso", referiu, acrescentando depois: "Eu nunca duvidei do meu valor. Apesar de muita gente duvidar da minha qualidade, eu nunca me duvidei. E a idade [n.d.r.: Quaresma tem 31 anos] a mim não me assusta".

Quanto ao adversário de domingo, o internacional português destacou a qualidade dos sérvios, mas garantiu que o objetivo é conquistar os três pontos. "Eles têm jogadores muito bons, que toda a gente conhece. Mas há que estar atento a todos os jogadores, não podemos estar a falar de um ou dois. Têm uma seleção muito boa e há que estar atento a todos".

"Qual será o segredo? O segredo é continuarmos a ser aquilo que temos sido: uma grande equipa, dando tudo o que temos e continuando o trabalho que temos feito. Sabemos da importância que este jogo tem e há que estar na máxima força. Estamos aqui para trabalhar e para acabar esta fase em primeiro. Sabemos das dificuldades que teremos, mas vamos lutar para ultrapassá-las", garantiu.

Portugal e Sérvia defrontam-se no domingo, no Estádio da Luz. Confira a classificação do grupo I de qualificação para o Euro2016.