A suspensão do ex-selecionador grego Fernando Santos, válida por oito jogos, deverá ser reduzida num futuro próximo, abrindo caminho à sucessão a Paulo Bento como selecionador nacional. De acordo com José Manuel Meirim, especialista em Direito do Desporto, o Comité de Apelo da FIFA poderá até anular por completo a sanção.

"O Comité de Apelo tem à sua frente uma decisão do Comité Disciplinar e os argumentos, factos e testemunhas que Fernando Santos e o seu advogado carrearam para o processo. Penso que pode reduzir o castigo ao limite. Pode até não ver nenhuma infração – o que acho muito difícil – ou pode reduzir a sanção para aquilo que é justo em face dos dados completamente novos que o comité disciplinar não trabalhou, por razões que não são imputáveis a Fernando Santos, mas sim à federação grega de futebol", explicou em declarações à Rádio Renascença.

Mesmo que a pena seja reduzida em apenas dois jogos, Fernando Santos poderá posteriormente requerer a a "suspensão parcial da pena", tornando-se assim possível cumprir apenas três jogos de sanção.

"Se o castigo for igual a inferior a seis jogos, Fernando Santos pode requerer de imediato que seja suspensa parcialmente a aplicação da pena; acredito que face ao registo disciplinar da sua carreira, não encontrará aí obstáculos. Certo e sabido é que terá de cumprir metade da pena que lhe for aplicada", concluiu o especialista.