Austin MacPhee é o novo elemento da equipa técnica da Seleção Nacional masculina de futebol. O selecionador nacional Roberto Martinez escolheu o especialista escocês em bolas paradas para integrar o seu staff e ocupar a vaga de Anthony Barry.

MacPhee, de 45 anos, faz parte da equipa técnica do Aston Villa, clube da Premier League inglesa com o qual irá manter o vínculo contratual, ficando ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol nas datas FIFA destinadas às seleções.

O treinador, nascido a 11 de outubro de 1979 em Kirkcaldy (Escócia), fez carreira no St. Mirren, Heart of Midlothian e FC Midtjylland (Dinamarca) até chegar ao Aston Villa em agosto de 2021, trabalhando na Premier League e na Liga dos Campeões.

MacPhee também foi treinador-adjunto no Euro 2016 em representação da Irlanda do Norte e no Euro 2024 ao serviço da Escócia.

Austin MacPhee já vai trabalhar com Martínez em março, quando Portugal defrontar a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações.

Recorde-se que o inglês Anthony Barry deixou a seleção A de Portugal, depois de quase dois anos como adjunto de Roberto Martínez, para voltar ao seu país e desempenhar o mesmo papel - especialista nas bolas paradas -  na seleção inglesa, comandada pelo alemão Thomas Tuchel. Anthony Barry já tinha sido adjunto de Thomas Tuchel no Chelsea e no Bayern Munique.