A seleção portuguesa de futebol goleou as Ilhas Faroé nas duas vezes que encontrou a frágil formação nórdica, sendo que o único duelo oficial aconteceu há menos de um ano, já na fase de qualificação para o Mundial2018.

A 10 de outubro de 2016, em Torshavn, Portugal apanhou uma equipa das Ilhas Faroé motivada depois de um empate (0-0) com a Hungria e um triunfo sobre a Letónia (2-0), mas, mesmo assim, regressou a solo luso com meia dúzia de golos na bagagem.

Na terceira jornada do Grupo B, e com apenas 20 anos, André Silva tornou-se o mais jovem a chegar a um ‘hat-trick’ pela equipa das 'quinas', num jogo de total domínio luso.

O avançado, que na altura alinhava no FC Porto (representa agora o AC Milan), marcou aos 12, 22 e 37 minutos. Cristiano Ronaldo, aos 65, João Moutinho, aos 90+1, e João Cancelo, aos 90+3, fecharam o resultado.

Em agosto de 2008, Portugal e Ilhas Faroé defrontaram-se pela primeira vez, numa particular que serviu para a formação lusa preparar a fase de qualificação para o Mundial2010 e que terminou com um triunfo por 5-0.

No Estádio Municipal de Aveiro, o jogo ficou sobretudo marcado pela estreia do treinador Carlos Queiroz no comando de Portugal, após a ‘era’ Scolari, num duelo que acabou por ter pouca história.

A seleção nacional chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Carlos Martins, mas construiu um resultado mais volumoso na segunda parte, com Simão Sabrosa, Duda, Bruno Alves e Nani a inscreverem o seu nome na lista dos marcadores, num jogo em que Cristiano Ronaldo foi ausência.

O terceiro encontro entre Portugal e Ilhas Faroé está agendado para as 19:45, no Estádio do Bessa, no Porto.