A seleção portuguesa de futebol realiza hoje, em Óbidos, o segundo treino da preparação para os dois últimos jogos no grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014, com Israel e o Luxemburgo.

O selecionador Paulo Bento contou com apenas 13 dos 25 jogadores convocados a trabalharem em pleno no início do primeiro treino, na segunda-feira, e hoje deve voltar a deparar-se alguns condicionalismos na sessão com início às 10:30 horas, no campo de treinos do hotel onde está instalada a comitiva lusa, à porta fechada.

O avançado Cristiano Ronaldo, "capitão" da equipa nacional, foi um dos oito atletas que, por diferentes motivos, iniciaram a sessão à margem do grupo principal, o que aconteceu também com o guarda-redes Anthony Lopes, os defesas Pepe, Antunes e o estreante André Almeida, o médio Raul Meireles e os avançados Hugo Almeida e Éder.

O avançado Hélder Postiga, o defesa Fábio Coentrão, ambos suspensos para o jogo com Israel, o guarda-redes Beto e o "central" Ricardo Costa devem ser as novidades de um apronto que terá os primeiros 15 minutos abertos aos órgãos de comunicação social, depois de terem estado ausentes do treino inaugural, por terem sido autorizados a chegar mais tarde.

No fim do treino, um dos jogadores convocados por Paulo Bento prestará declarações aos jornalistas numa curta sessão de perguntas com início às 12h45.

Portugal ocupa a segunda posição do grupo F, com menos um ponto do que a Rússia, e está dependente de um deslize da líder nos confrontos com o Luxemburgo e o Azerbaijão para poder vencer a "poule" e assegurar o apuramento direto, mas, em primeiro lugar, necessita de confirmar o segundo posto e a consequente presença no "play-off" de acesso à fase final.

Portugal defronta Israel na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo com início às 20h45 horas e arbitragem do norueguês Tom Harald Hagen, fechando a participação no grupo F europeu de qualificação frente ao Luxemburgo, na terça-feira seguinte, no Estádio Cidade de Coimbra, em encontro marcado para as 18h00 e que será dirigido pelo árbitro turco Bülent Yildirim.