No último jogo antes das férias, Portugal cumpriu o seu objetivo e venceu por 1-0 a Croácia, uma seleção que até ocupa o quarto lugar no ranking mundial e que está, portanto, à frente da equipa das quinas, atual sexta classificada.

Com um onze profundamente remodelado em relação ao triunfo sobre a Rússia, no qual só ‘sobreviveram’ Bruno Alves, Coentrão, João Moutinho e Ronaldo, Paulo Bento optou por dar rodagem a alguns elementos menos utilizados.

Apesar disso, Portugal não se ressentiu e entrou bem no jogo, dominando a Croácia, que se remetia a uma posição mais expectante e submissa. Um domínio construído por uma maior segurança na posse de bola, graças ao duo Custódio-Ruben Amorim no meio-campo português, e não tanto pela rapidez das transições ofensivas proporcionadas pelos habitualmente titulares Miguel Veloso e Raul Meireles.

Entre tantas mudanças não se apagou a ‘estrela Ronaldo’. O craque português assumiu uma atitude positiva e interventiva na partida, procurando desequilíbrios constantes na defesa croata.

O bom ritmo desmentia um jogo disputado em pleno mês de junho e em fim de época. Contudo, escasseavam as oportunidades de golo, tanto pelo lado luso, como pelo lado croata. Assim, o nulo só foi desfeito aos 36 minutos, pelo inevitável Ronaldo. Numa jogada iniciada por Sílvio e desenvolvida por Varela, a bola chegou aos pés do avançado do Real Madrid, que não perdoou. Foi o 39º golo de Ronaldo pela seleção nacional, colocando-se a dois golos de Eusébio no ranking de melhores marcadores de Portugal, ainda liderado por Pauleta.

Com o intervalo acabou o ‘show Ronaldo’, face à substituição por Vieirinha. No entanto, o extremo do Wolfsburgo não se atemorizou e foi mesmo um dos melhores jogadores portugueses no segundo tempo.

Face a uma Croácia mais atrevida e lançada em busca do empate, o duelo foi mais repartido, rápido e emotivo. As ocasiões de golo começaram a surgir em maior número, mas sem a desejada eficácia.

A partida serviu ainda para lançar na seleção portuguesa o defesa Sereno e o médio André Martins, enquanto a Croácia estreou o jovem Halilovic, de apenas 16 anos, uma das promessas do futebol europeu. 

Com esta vitória, os jogadores portugueses seguem agora para o período de férias e a seleção regressa apenas na nova época com um jogo particular contra a congénere da Holanda, no Algarve, a 14 de agosto. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.