Os avançados da selecção portuguesa de futebol de sub-20 Baldé e Nelson Oliveira remetem qualquer decisão sobre o ataque a utilizar no Mundial da Colômbia para o técnico, Ilídio Vale, embora tenham preferências diferentes.

Hoje, no regresso à concentração da equipa das “quinas”, os pontas de lança de Santa Clara e Benfica mostraram-se confiantes no trabalho que está a ser desenvolvido desde há semanas no Estádio Nacional com vista à competição “a doer”, entre 29 de Julho e 20 de Agosto, na Colômbia.

«Não tenho preferência. Quem decide é o ‘mister’. Não tenho problemas, tanto sozinho como com outro colega, sinto-me à vontade», frisou Nelson Oliveira, enquanto Baldé assumiu que «gostava de jogar sozinho (no ataque), mas o ‘mister’ é que sabe há que saber adaptar-se».

Baldé, apesar de não ter conseguido encontrar-se com a mãe, de quem confessou sentir «muitas saudades», aproveitou a folga para estar com a restante família e «ter um pouco de vida pessoal» em vez de «pensar só no estágio».

«A equipa está boa. Está tudo a correr bem e já há mais condição física. Já nos conhecíamos há muito tempo, mas este tempo juntos também vai ajudar bastante», continuou Baldé, esclarecendo que a sua «missão é golos e contribuir para o sucesso da equipa».

Nelson Oliveira revelou-se «concentrado na selecção e em fazer um bom Mundial» porque, «fazendo um bom Mundial é como se estivesse a fazer uma boa pré-época com o Benfica».

«Os resultados desses jogos não foram o mais importante. Importante foi ver a equipa e o momento em que nos encontramos. A equipa ainda está em fase de preparação. Foram dois bons testes para chegar melhor ao Mundial», afirmou Oliveira, referindo-se aos dois empates com o Egipto. 

Sobre os adversários da fase de grupos no torneio da Colômbia, Oliveira destacou a dificuldade do encontro de estreia, por se tratar de uma equipa com tradição, o Uruguai, e pelo habitual nervosismo de se tratar do primeiro encontro.

«Não quer dizer que a Nova Zelândia não vá estar bem, mas Uruguai e Camarões são equipas com maior tradição», disse, adiantando que a equipa portuguesa ainda terá oportunidade de melhor se adaptar às condições que vai encontrar no Mundialito do Panamá, a disputar com a selecção anfitriã, o México e a Nigéria.

Portugal vai partir a 15 de Julho para a Cidade do Panamá, onde participará na Copa Presidente da República Ricardo Martinelli, entre 18 e 22 de Julho.

Na Colômbia, no Grupo B do Mundial, Portugal estreia-se a 30 de Julho, diante do Uruguai, seguindo-se as partidas com Camarões (02 de Agosto) e Nova Zelândia (05 de Agosto).